Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA CHINTIA VALE LAGE

DISCENTE : TALITA CHINTIA VALE LAGE
DATA : 10/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/snf-bcjp-tba

AS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS APLICADAS AOS SERVIDORES DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FEDERAL

Administração Pública. Ações de desenvolvimento docente. Afastamento de docente.

A presente pesquisa tem como tema central a importância do desenvolvimento de docentes para a qualidade da educação superior em universidade pública federal. Serão

abordados os aspectos que relacionam a qualificação do profissional docente com a qualidade da instituição que esse professor exerce suas atividades; os reflexos dessa qualificação na carreira acadêmica e profissional desse docente e como a legislação prevê a necessidade de desenvolvimento continuado dos docentes e seus impactos nas suas atividades, bem como as modalidades de afastamento das atividades profissionais para qualificação. Justifica-se portanto nos seus aspectos institucionais e pessoais, vez que a mestranda é servidora lotada na UFRN, na Comissão Permanente de Pessoal Docente, responsável por analisar processos de afastamento para ações de desenvolvimento. No que diz respeito à problemática, a principal pergunta norteadora da pesquisa foi: Qual a importância do desenvolvimento docente para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade Pública? O presente estudo se propõe, utilizando os métodos teórico-bibliográfico e hipotético-dedutivo utilizando-se de pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório, a analisar a necessidade de desenvolvimento permanente dos docentes do magistério superior público federal como essencial para a importância dessas ações para o crescimento da Instituição e o avanço nos indicadores de qualidade das Universidades e do tripé sustentador dessas instituições (ensino, pesquisa e extensão), a legislação pertinente a esse desenvolvimento e relativa aos afastamento de docentes enquanto servidores públicos para ações de desenvolvimento, elaborando um diagnóstico dessa legislação e suas implicações a fim de facilitar a elaboração de futuros normativos no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao fim apresentará uma cartilha que pretende responder aos principais questionamentos recebidos pela mestranda em seu ambiente de trabalho, acerca das atuais modalidades de procedimentos de afastamento para ações de desenvolvimento de docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Interno - 1784950 - SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
Presidente - 1298976 - YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 09:13