Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILLA CRISTINA MAIA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEILLA CRISTINA MAIA TEIXEIRA
DATA : 04/10/2022
HORA: 19:30
LOCAL: https://meet.google.com/hrv-acrz-hwt
TÍTULO:

Desenvolvimento de recurso tecnológico para a gestão do cuidado ao paciente infantojuvenil portador de doença renal crônica.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Saúde; Autocuidado; Tecnologia Biomédica; Aplicativos Móveis; Doença Renal Crônica na infância.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

O avanço no desenvolvimento da tecnologia, o seu uso e sua aplicabilidade em vários cenários do sistema de saúde, viabilizam uma maior participação do usuário e sua rede de apoio no tratamento, prevenindo possíveis complicações da doença. A utilização da tecnologia para monitorar, promover cuidados e estimular uma maior adesão ao tratamento já é uma realidade, facilitando a integração profissional - paciente. Considerando que uma comunicação ineficaz entre a equipe de saúde e o usuário (o paciente e sua família) impacta negativamente no tratamento, busca-se desenvolver um protótipo de aplicativo móvel como ferramenta para facilitar a comunicação e auxiliar no autocuidado do publico infanto juvenil submetido ao tratamento da Doença Renal Crônica (DRC). Trata-se de um estudo no campo da inovação tecnológica que terá como referencial a metodologia Design Science Research (DSR), operacionalizada por meio de quatro etapas: identificação de problemas e motivação; definição dos objetivos e de uma solução; design e desenvolvimento; demonstração. Na primeira etapa, pretende-se problematizar a investigação identificando as dificuldades no autocuidado vivenciadas pelo portador de DRC. Na segunda etapa, busca-se definir o objetivo e alcance do protótipo por meio de uma scoping review, na qual se fará um mapeamento das recomendações de autocuidado, a fim de melhor auxiliar o público alvo. A terceira etapa  consistirá na elaboração das telas do protótipo e nela pretende- se realizar o levantamento dos requisitos e a definição do conteúdo, layout, linguagem e funcionalidades. Na quarta e última etapa, serão desenvolvidos os testes iniciais de alta fidelidade para correções e validação do protótipo. Pretende-se, assim, que tal recurso tecnológico se configure como um instrumento a mais na promoção da saúde, propiciando o repasse de informações, melhoria na comunicação, estímulo à autonomia e inclusão social dos jovens portadores de DRC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interno - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 13:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao