Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL BRUNO DE MELO OLIVEIRA

DISCENTE : DANIEL BRUNO DE MELO OLIVEIRA
DATA : 22/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/vot-yyxx-bkj

CRIANDO PONTES: a correspondência entre a produção de um mestrado profissional e o planejamento estratégico em uma instituição federal de ensino.

mestrado profissional; pós-graduação; ensino superior; universidade pública; gestão universitária.

Desde a publicação do Relatório Sucupira, em 1965, já se considerava a possibilidade da criação de políticas educacionais para o ensino superior voltadas às demandas profissionais e soluções de problemas mais imediatos tanto do setor público como do setor privado. Ao buscar compreender as trajetórias que levaram ao surgimento da modalidade de pós-graduação stricto sensu conhecida como mestrado profissional, esta pesquisa buscará trazer elementos para subsidiar a análise da correspondência entre os trabalhos de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais (MPGPI-UFRN) e as políticas estratégicas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando as novas exigências da avaliação quadrienal da pós-graduação determinadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que elevam a importância da relação entre planejamento estratégico e produção intelectual nos mestrados profissionais. Por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977), será feito o exame de 96 trabalhos de conclusão apresentados no quadriênio 2017-2020 no âmbito do MPGPI. Com isso, pretende-se para levantar questões que permitam compreender a maneira pela qual a natureza da produção científica, técnica e acadêmica oferecida por este mestrado profissional tem fomentado o desenvolvimento de práticas inovadoras de gestão e políticas organizacionais para a UFRN e para outras instituições públicas ou privadas do país, em função da capacidade prática que o mestrado profissional tem, por excelência, de influenciar a solução de problemas para fora dos muros da academia.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES