Banca de DEFESA: MARIA DAS GRACAS SANTOS

DISCENTE : MARIA DAS GRACAS SANTOS
DATA : 31/03/2022

INSUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES: ANÁLISE E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Educação Superior. Cancelamento de curso. Reativação de vínculo. Orientação Acadêmica.

A trajetória universitária discente nem sempre é linear, tranquila e organizada. Multifacetadas são as razões que levam estudantes a um desempenho acadêmico insuficiente e, por consequência, ao rompimento de seu vínculo com a instituição. Se por um lado, esse tipo de rompimento, neste caso chamado de cancelamento, tem afetado a vida dos estudantes e a realidade da instituição de ensino, por outro, o número expressivo de solicitações para reativação desse vínculo tem suscitado questões. Dentro deste contexto, este estudo objetivou analisar os fatores que levaram o estudante ao insucesso acadêmico, bem como identificar as estratégias adotadas para a retomada dos estudos após o cancelamento. Na primeira etapa da pesquisa foi solicitado à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) por meio de uma mailing list o contato desses alunos, que perderam o vínculo com o programa do curso dentre os anos de 2015 a 2020 desse universo maior que não tive acesso porque foi um dado interno da STI, foram coletados dados dos 842 (oitocentos e quarenta e dois) alunos cancelados no tocante aos motivos que os levaram a ter seus vínculos com o programa de seus respectivos cursos cancelados. Na segunda etapa, foi elaborado um novo questionário e enviado a 35 alunos respondentes a fim de compreender o que os levou a um segundo cancelamento, mesmo após terem sido reativados conforme o deferimento da Câmara de Graduação .Destes 35, apenas 37,1% responderam ao questionário. Ao final deste estudo, identificou-se que os problemas relacionados à saúde mental são os mais significativos para o cancelamento, bem como a ausência de uma orientação acadêmica efetiva. A partir dos resultados obtidos duas proposições geradas para apoio à gestão universitária: elaboração do escopo de um ambiente virtual dentro do portal da web da universidade com informações para orientar os estudantes frente ao desempenho acadêmico insuficiente e uma proposta de minuta sugestiva com alterações para a RESOLUÇÃO Nº 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013, que visam a contribuir para a redução de cancelamentos dos cursos de graduação na UFRN, somando-se aos trabalhos ora desenvolvidos pela Pró-reitoria de Graduação para atender a uma das estratégias previstas no Plano de Gestão – 2019 – 2023 da UFRN que é a de reformular os critérios de cancelamento de vínculo no regulamento dos cursos de graduação.

Externo ao Programa - 350751 - ADELARDO ADELINO DANTAS DE MEDEIROS
Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU