Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE DANTAS DA ROCHA

DISCENTE : PEDRO HENRIQUE DANTAS DA ROCHA
DATA : 29/01/2022
LOCAL: meet.google.com/uub-mgfz-kjk

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO: A CRIAÇÃO DE UM MODELO DE PLANO INTEGRATIVO DE SUSTENTABILIDADE PARA UNIDADES ACADÊMICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.

Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Universidade. Unidades Acadêmica. Governança Ambiental. Plano de Gestão de Logística Sustentável.

É inegável a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) na implantação das agendas ambientais, notadamente pela sua missão precípua de transferência do conhecimento, pesquisa científica e interlocução com a sociedade. Porém, as IES assumem ainda outro papel relevante na consecução dos objetivos ambientais. Por assemelharem-se a verdadeiras cidades, elas são capazes de integrar ações tendentes a redução dos impactos associados também à operação dos seus campus. Neste sentido, este estudo busca criar um modelo de plano integrativo de sustentabilidade destinado as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), facilitando a construção de uma comunidade universitária mais sustentável e uma sociedade mais afeta às práticas de sustentabilidade. A operacionalização da pesquisa dar-se-á por meio de um estudo de caso da própria UFRN, com o intuito inicial de explorar e descrever a sua estrutura de governança ambiental, bem como a existência e/ou estágio de implementação de Planos de Gestão de Logística Sustentável ou instrumentos equivalentes adotados pelas unidades acadêmicas integrantes do Campus Central, aliado a uma pesquisa de campo exploratória para analisar a percepção dos usuários quanto à promoção da sustentabilidade nesses locais, considerando-se aspectos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade institucional. A coleta de dados envolverá pesquisas em documentos institucionais, além da aplicação do questionário Sustainability Assessment Questionnaire (SAQ) direcionado a alunos, professores, funcionários e gestores de  unidades. Os resultados preliminares evidenciaram que não existem ações coordenadas de sustentabilidade, bem como as unidades não possuem um PLS ou instrumento congênere, de caráter integrativo, que envolva todos os usuários, a partir das perspectivas de ensino, pesquisa, extensão e operações da unidade.

Externo ao Programa - 1254860 - FABRICIO GERMANO ALVES
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES