Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA HENRIQUE DE SOUZA

DISCENTE : ANA LUCIA HENRIQUE DE SOUZA
DATA : 24/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bnv-tmvs-tmc

SEGURANÇA DO PACIENTE: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CHECKLIST PARA USO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA

Segurança do Paciente. Cheklist. Lista de Verificação. Processos de Enfermagem.

A segurança do paciente é peça fundamental na garantia à saúde de qualidade, sendo uma temática atual, relevante e amplamente discutida por diversos órgãos, instituições e setores da saúde. Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado ofertado. Tendo em vista a importância do tema, este estudo objetivará construir e validar um instrumento que promova ações voltadas ao aumento da segurança do paciente, aplicável em Cirurgias de Alta Frequência (CAF), realizadas no ambulatório de Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI) da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), adaptando, para isso, o modelo proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de um estudo metodológico, com abordagem mista, a ser desenvolvido em duas etapas. A etapa I será caracterizada pela elaboração do instrumento denominado cheklist da Cirurgia de Alta Frquência (CCAF), enquanto que, na etapa II, acontecerá a validação da aparência e de conteúdo do instrumento por um grupo de cinco juízes utilizando uma escala tipo Likert, e o coeficiente alfa de Cronbach a fim de garantir a confiabilidade da ferramenta. O presente estudo busca trazer como resultado um recurso simples e eficaz, de baixo custo financeiro, que poderá propiciar a execução de processos de cuidados importantes de maneira segura, bem como, promover uma maior interação entre a equipe, aspecto fundamental para uma assistência de qualidade.

Externa à Instituição - ANUSKA IRENE DE ALENCAR - UFRN
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 11:57