Banca de DEFESA: ADSON ARACELI ALVES DANTAS

DISCENTE : ADSON ARACELI ALVES DANTAS
DATA : 09/06/2020
LOCAL: Videoconferência

PROPOSTA DE MODELO DE MONITORAMENTO ÁGIL PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS

Gestão de Riscos. Monitoramento. Gestão Ágil. Scrum.

Resumo:

O Gerenciamento de Riscos Corporativos é reconhecido como meio de criação e proteção de valor nas organizações por sua capacidade de promover uma cultura que sustenta o alcance de objetivos. O Monitoramento integra o processo na Gestão de Riscos e é responsável por alicerçar a eficácia de todo o ciclo, porque dele eclode a execução das ações que mitigam, transferem, eliminam ou se aceitam os riscos. A partir de 2016, esse tema vem sendo introjetado no âmbito da Gestão Pública enquanto instrumento de governança, entretanto, sua estrutura é densa, de longa aplicação, envolvendo múltiplos atores com diferentes necessidades e requisitos. Esses aspectos imprimem certa complexidade ao Monitoramento que pode ser tratada pela utilização de Métodos Ágeis que, por sua vez, oferecem um conjunto de princípios e valores que podem aumentar as chances de sucesso. Monitoramento e Métodos Ágeis coalizam-se numa interseção por ambos terem de realizar entregas que proporcionem valor às suas partes interessadas. Assim, o presente trabalho objetiva propor um Modelo de Monitoramento Ágil na Gestão de Riscos para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que, embora tenha avançado nas etapas inicias da sua Gestão de Riscos, necessita de ajustes no processo de Monitoramento. Esta é uma realidade trazida por marcos regulatórios que aponta a necessidade de incorporação da Gestão de Riscos como uma agregadora de valor no processo de gestão universitária. O estudo é descritivo, de natureza qualitativa e no tocante aos procedimentos adota a pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, faz-se o uso da observação participante e de entrevistas semiestruturadas, sistematizando as evidências coletadas por meio da análise de conteúdo e na categorização dos dados. A investigação mapeou quais dificuldades impediam a realização das ações de mitigação dos riscos e os resultados revelaram barreiras em três dimensões: falta de planejamento, carência de método apropriado e, terceiro, na implicação dos atores para com o tema, ainda em fase de incorporação na cultura institucional. As barreiras foram parcialmente sanadas na proposição de um framework de monitoramento baseado em métodos de projetos ágeis, que agora se soma ao arcabouço da Gestão de Riscos e pode servir de caminho metodológico para realizar o Monitoramento na IFE pesquisada e em outras instituições de mesma natureza.

Presidente - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo à Instituição - BRUNO CAMPELO MEDEIROS - IFRN
Interno - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo ao Programa - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS