Banca de DEFESA: GENTIL LUCIO DOS SANTOS JUNIOR

DISCENTE : GENTIL LUCIO DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 26/05/2020

A trajetória acadêmica feminina em STEM com base nos bancos de dados da UFRN

Trajetória acadêmica, mulheres, STEM.

O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a trajetória de vida acadêmica de meninas do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, utilizando o banco de dados da própria instituição. A pesquisa tem caráter descritivo, pois procurou conhecer com maior profundidade os aspectos trajetória acadêmica das alunas do curso de BCT. Para tanto, ela utilizou de materiais que já passaram por tratamento analítico, como livros e artigos, e, também, fez uso de dados que ainda não foram devidamente tratados. A população foi composta por alunos que ingressaram em BCT em um horizonte temporal de 3 (três) anos, de 2014 a 2017. Os dados foram coletados nos repositórios de dados para própria instituição e serão tratados por meio de estatística descritiva. Ao fim da pesquisa, foi possível realizar uma proposta de intervenção para reverter a situação de pouca representação feminina em no curso de BCT. Para isso, foi feita uma adaptação das ações institucionais realizadas pela Carnegie Mellon University para a realidade UFRN.

Interna - 603.178.174-34 - ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA - UFPB
Externa à Instituição - EDILENE MARIA DA SILVA - UFPE