Banca de DEFESA: JUSSARA MARIA CORREIA AQUINO TAVARES

DISCENTE : JUSSARA MARIA CORREIA AQUINO TAVARES
DATA : 30/09/2019
LOCAL: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

IMPACTO DA NOVA FORMA DE GESTÃO DO TRABALHO NA SAÚDE PSÍQUICADO ENFERMEIRO ESTATUTÁRIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Saúde do Trabalhador; Enfermeiros; Hospitais Universitários; EBSERH.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH configurou-se como uma alternativa jurídico-institucional na prestação de serviços administrativos e médico-hospitalares oferecidos pelos hospitais universitários da administração pública federal, visando solucionar problemas prementes que comprometiam a qualidade da assistência. A partir de sua implantação, progressivamente,a mudança no modelo de gestão estabeleceu uma nova dinâmica institucional, que alterou os processos, a organização e condições de trabalho, bem como as relações socioprofissionais, impactando diretamente no desempenho e na saúde do trabalhador. Considerando que extensas jornadas laborais, sobrecarga de tarefas, exposição a riscos e ao adoecimento integram o cotidiano da maioria dos trabalhadores da saúde que exercem suas atividades nos hospitais, o presente estudo busca efetuar um diagnóstico do impacto da nova forma de gestão do trabalho na saúde psíquica do enfermeiro a partir da implantação da EBSERH. O diagnóstico realizado teve como objetivo analisar a relação entre contexto de trabalho e adoecimento na perspectiva dos enfermeiros estatutários doHospital Universitário Onofre Lopes - HUOL. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas e utilização de questionários estruturados, sendo posteriormente analisados a partir de estatística descritivae inferencial de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que no contexto de trabalho estudado existe uma insatisfação entre os entrevistados que citaram, nas suas falas, as principais causas, que são o descontentamento com a atual gestão, as condições de trabalho e o ambiente laboral. Pode-se concluir, portanto, que existem dificuldades nas três dimensões do contexto de trabalho, principalmente nas relações socioprofissionais, que age de forma determinante sobre a saúde servidor enfermeiro estatutário do HUOL. Esperou-se, com esse estudo, produzir conhecimentos para subsidiar a proposição de ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos servidores que integram as equipes de enfermagem do HUOL. Sugere-se uma revisão no atual modelo de gestão, com atenção aos problemas apontados pelos participantes e evidenciado nos resultados desta pesquisa, para que se ache o meio termo entre a melhoria nos contextos de trabalho e a diminuição dos afastamentos por adoecimento psíquico entre a população investigada.

Externa à Instituição - ALDA KAROLINE LIMA DA SILVA - UnP
Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO