Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA MARIA CORREIA AQUINO TAVARES

DISCENTE : JUSSARA MARIA CORREIA AQUINO TAVARES
DATA : 13/11/2018
LOCAL: LABCOM _ sala 10

DIAGNÓSTICO DO IMPACTO DAS NOVAS FORMAS DE GESTÃO DO TRABALHO NA SAÚDE DO ENFERMEIRO ESTATUTÁRIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Saúde do Trabalhador; Enfermeiros; Hospitais Universitários; EBSERH.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares -EBSERH,  configurou-se como proposta jurídico-institucional alternativa na prestação de serviços administrativos e médico-hospitalares oferecidos pelos hospitais universitários da administração pública federal, visando solucionar problemas prementes que comprometiam a qualidade da assistência. A partir de sua implantação, progressivamente observa-se que a mudança no modelo de gestão estabeleceu uma nova dinâmica institucional que alterou os processos, a organização e condições de trabalho, bem como as relações socioprofissionais, impactando diretamente no desempenho e na saúde do trabalhador. Considerando queextensas jornadas laborais, sobrecarga de tarefas, exposição a riscos e ao adoecimento integram o cotidiano da maioria dos trabalhadores de saúde que exercem suas atividades nos hospitais, o presente estudo busca efetuar um diagnóstico do impacto das novas formas de gestão do trabalho na saúde a partir da implantação da EBSERH. O estudo de caso a ser empreendido tem como objetivo analisar a relação entre contexto de trabalho e adoecimento na perspectiva dos enfermeiros estatutários de um hospital universitário público. Os dados serão coletados por meio de analise documental, entrevistas e utilização de questionários estruturados, sendo posteriormente interpretados a partir de estatística descritiva e analise de conteúdo. Espera-se, com esse estudo, produzir conhecimentos que subsidiem a proposição de ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos servidores que integram as equipes de enfermagem do hospital investigado.

Presidente - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - ANUSKA IRENE DE ALENCAR - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/11/2018 14:42