Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO HENRIQUE DE MORAIS BARRETO

DISCENTE : FABIO HENRIQUE DE MORAIS BARRETO
DATA : 19/11/2018
LOCAL: Decom _ Sala 08

HARMONIAS E DISSONÂNCIAS NA GESTÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Estágio Curricular. Legislação de Estágio. Central de Estágios.

A lei de estágio curricular (Lei 11.788/2008), sancionada em 25 de setembro de 2008, tendo completado uma década de vigência, veio como uma normatizadora desta atividade acadêmica potencializadora do aprendizado dos estudantes deste país. Esta normatização determina procedimentos e competências, além de ter em seu íntimo a preocupação com a proteção dos estudantes que no momento da execução da atividade prática, são apresentados aos desafios do mundo do trabalho. Preocupada com o cumprimento desta legislação, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, promoveu a criação de um software que – hospedado na plataforma SIGAA – compõe um módulo específico para gerenciamento das atividades de estágio curricular, permitindo a unificação dos procedimentos e documentos dos seus 116 cursos de graduação, ao mesmo tempo em que emite relatórios em tempo real. Passados dois anos do lançamento deste módulo de gerenciamento, surge o desafio de estudar seu uso, buscando descobrir possíveis dificuldades, facilidades, além de necessidades de melhorias. Para alcançar este objetivo, foram consultados relatórios de visitas realizadas pela Coordenadoria de Estágios às Coordenações dos cursos de graduação da UFRN, buscando entender como os usuários estão se adaptando à nova realidade de trabalho. Nas visitas foram utilizados formulários para coleta de informações e percepções, sem uso de entrevistas diretas. Os resultados encontrados neste estudo indicaram que os cursos das áreas Humanística e Biomédica foram as que mais tiveram dúvidas relacionadas à legislação e utilização do módulo, os cursos da área Biomédica foram os que mais fizeram reclamações e mais sugeriram alteração para melhoria do módulo, os cursos da área Humanística foram os que mais apresentaram resistência ao uso do módulo e à legislação, ao mesmo tempo em que foram detectados mais problemas de comunicação, interpretação legal ou procedimentos. No decorrer do estudo também foram detectados fatos relevantes que sugerem atenção especial, como a taxa de substituição de coordenadores de curso e de estágio em 2,01 substituições por semana. Outro achado interessante é a contribuição que o Orientador Acadêmico poderá fazer na relação de estágio curricular, atualmente não utilizada. Este estudo culmina com a proposição de um manual de procedimentos de uso do Módulo Central de Estágios à luz da legislação aplicada, visando o auxílio ao seu público alvo e toda comunidade universitária.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA ALMEIDA DE SA