Banca de DEFESA: JOSE FRANCISCO DOS PASSOS JUNIOR

DISCENTE : JOSE FRANCISCO DOS PASSOS JUNIOR
DATA : 13/08/2018
LOCAL: Labcom, Sala 1

Caminhos e desafios para uma política de comunicação integrada na Universidade Federal Rural do Semi—Árido.

Comunicação pública. Assessoria de comunicação. Comunicação integrada. UFERSA.

A presente Pesquisa de Estudo de Caso apresenta uma discussão de toda a sistemática que move a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, com o objetivo de propor a implantação de uma política de comunicação institucional integrada. Por meio dos entraves e méritos da realidade do setor, a pesquisa assumiu a função de um recorte sobre a comunicação no âmbito da Universidade. Para isso, fizemos amplo levantamento bibliográfico, seguido pela coleta de dados com a aplicação de questionários, autoadministrado por meio do aplicativo Google Docs, junto à comunidade acadêmica, contemplando 783 discentes, 224 docentes e 309 técnico-administrativos, totalizando 1.316 respondentes. Por ser membro integrante da equipe Assessoria de Comunicação da UFERSA, para amenizar o grau de implicação, com o pesquisador dentro da pesquisa se optou pela aplicação da Análise SWOT, num primeiro momento e, um questionário de autoavaliação, num segundo momento, com todos os integrantes da Assessoria de Comunicação. Usamos como base os conceitos da intervenção psicossociológica com a escuta dos sujeitos. A fundamentação teórica se apoia nos autores que trabalham com comunicação pública organizacional/institucional e mídias sociais, como Margarida Kunsch, Jorge Duarte, Wilson Bueno, Gaudêncio Torquato, Heloisa Matos, Dominique Wolton, Henry Jankins, Clay Hirky, Pierre Zèmor, entre outros. Como resultado obtivemos um recorte pontual de como a comunidade universitária percebe o trabalho do setor de comunicação, bem como a equipe se autoavalia. Com base na realidade identificada, que há avanços na comunicação, mas que precisa melhorar, o presente trabalho resultou num diagnóstico preciso sobre a comunicação na UFERSA, além da proposição de caminhos para a gestão pensar na implantação de uma política de comunicação institucional integrada na Universidade.

Externo à Instituição - ANTÔNIO ROBERTO FAUSTINO DA COSTA - UEPB
Presidente - 4579763 - SEBASTIAO FAUSTINO PEREIRA FILHO
Interno - 1784950 - SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
Notícia cadastrada em: 31/07/2018 17:28