Banca de DEFESA: KALLINE BEZERRA DA SILVA

DATA : 10/10/2017
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS 1 – NEPSA I

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS SERVIDORES DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRN

Comprometimento organizacional. Serviço público. Servidores públicos. Biblioteca universitária. Administração pública.

No mundo contemporâneo, a globalização provocou uma revolução nos meios de comunicação, nas tecnologias da informação e na própria estrutura lógica do funcionamento das organizações. As bibliotecas, de modo específico, acompanharam essas evoluções, passando a demandar nova competência organizacional para os seus funcionários. Necessitando assim, de funcionários mais comprometidos que atendessem a um público cada vez mais exigente de forma eficiente e eficaz primando sempre por serviços de qualidade. Neste contexto, este estudo teve como objetivo geral analisar o comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos que compõe o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte utilizando-se do modelo tridimensional do comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1991). A população e a amostra do estudo foram compostas pelos 127 servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza quantitativa. Como técnicas de coleta e análise dos dados foram utilizados os levantamentos bibliográfico e documental para compor o embasamento teórico da pesquisa, bem como aplicação de questionário fechado contendo 40 perguntas em formato likert, validado por Meyer e Allen (1991), cujo os dados obtidos foram tabulados e realizados os cruzamentos por meio do programa SPSS. Portanto, concluiu-se que o nível de comprometimento organizacional dos servidores do SISBI detectado com maior incidência foi o comprometimento afetivo, sendo este, seguido do comprometimento calculativo e por último o comprometimento normativo. E, ainda que mesmo os servidores possuindo um nível de afetividade elevado com instituição que determina esse comprometimento, as perdas sociais de trabalho e as perdas de retribuição na organização que fazem parte da dimensão calculativa são levadas em consideração, sendo uma forma de calcular e inferir sobre esse comprometimento. Deste modo, espera-se que os resultados contribuam em termos teóricos, para futuras pesquisas, assim como em termos práticos, para o aumento e fortalecimento do  comprometimento organizacional dos servidores técnico-administrativos do Sistema de Bibliotecas.

Externo à Instituição - ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA - ESMARN
Interno - 1149644 - CINARA MARIA LEITE NAHRA
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 18/09/2017 20:37