Banca de DEFESA: LUCIO CLEBER BARBALHO DE FRANCA

DISCENTE : LUCIO CLEBER BARBALHO DE FRANCA
DATA : 02/10/2017
LOCAL: Auditório I de Políticas Públicas

RELAÇÕES SOCIOPROFISSIONAIS DE TRABALHADORES TERCEIRIZADOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL.

Administração pública. Relações socioprofissionais. Terceirização.

O presente trabalho analisou a terceirização em uma Universidade Federal, buscou caracterizar as relações socioprofissionais de trabalho (RST) mantidas entre seus trabalhadores terceirizados de diferentes categorias funcionais e servidores concursados, para tanto, foram aplicadas entrevistas aos participantes através de amostra não probabilística intencional, retratando os sentimentos de pertença (identidade). A entrevista abordou questões relativas ao dia a dia do entrevistado suas opiniões, vivências, experiências e significados construídos em situações vividas nas relações socioprofissionais laborais.  Para analisar as informações, as respostas às questões abertas foram compiladas e submetidas a uma análise quantitativa de textos sendo utilizada a técnica de Classificação Hierárquica Descendente, também uma análise de similitude.  O resultado final revelou aspectos de invisibilidade na percepção do terceirizado, bem como a ausência do sentimento de pertença à instituição.

Externo à Instituição - ANA ANDREA BARBOSA MAUX - UNIFACEX
Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU