ANÁLISE DE UM SERVIÇO ESCOLA DE PSICOLOGIA
Serviço-Escola de Psicologia.Clínica escola de Psicologia.Formação. Diretrizes Curriculares Nacionais
Os Serviços-Escola de Psicologia estão vinculados à história da criação do curso de Psicologia e sua regulamentação (1962). Têm sido ao longo dos anos o principal espaço de práticas no processo de formação do psicólogo. A hegemonia da clínica no campo da psicologia neste período inicial conferia centralidade a esta em tais serviços, que se configuravam como clínicas-escola, sendo nomeadas como tais e tendo o atendimento individual (psicoterapia) e a avaliação psicológica seu foco principal. Os Serviços-Escola nascem com duplo objetivo: servir aos alunos em sua formação e atender a comunidade. Contudo, progressivamente, discute-se se as atividades desenvolvidas nos serviços efetivamente dão conta de atender as demandas sociais contemporâneas. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia, os Serviços- Escolas são chamados a ampliar suas ações, de modo à atender a uma demanda que cresce continuamente e se adequar as mudanças na formação. A presente investigação visa efetuar uma análise sistemática do Serviço de Psicologia Aplicada – SEPA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo transversal e comparativo, uma vez que se propõe a caracterizar e descrever o próprio SEPA e alguns Serviços-Escola, elencar as diretrizes que fundamentam o funcionamento de tais Serviços- Escola e analisar o SEPA relacionando-o com os demais serviços e com as diretrizes regulatórias, de modo a identificar lacunas e fundamentar uma discussão quanto à necessidade e possibilidade de mudanças propiciadoras de melhorias. Para a produção de informações, optou-se por uma abordagem mista simultânea ou multimétodos que utilizará a observação sistemática, análise documental, consulta a banco de dados e entrevistas. A proposta visa, assim, efetuar uma análise aprofundada que fomentará uma maior discussão e compreensão e, potencialmente subsidiará ações voltadas para um gerenciamento eficaz e ampliação da quantidade e qualidade da oferta de cuidados (considerando as diversas abordagens e métodos da psicologia) oferecidos pelo SEPA.