Ações institucionais para inserção dos servidores com deficiência em uma universidade federal
Inclusão; Trabalho; Pessoa com Deficiência; Direito do Trabalhador
A legislação brasileira tem avançado de forma constante, acompanhando os movimentos de luta em favor das pessoas com deficiência. Marcos legais como a Lei de Cotas e a Lei Brasileira de Inclusão nascem em consonância com as mudanças de paradigmas que permeiam as sociedades, modelos que transitam das concepções de integração para inclusão. Preocupando-se com as barreiras ainda presentes na sociedade, este trabalho tem por objetivo diagnosticar o processo de inclusão de servidores com deficiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desse modo, entendendo-se o papel da universidade enquanto representante de uma instituição educacional e de formação social, propõe-se um estudo multimétodos de abordagem mista de dados, com os principais atores envolvidos no processo institucional de inclusão, sendo eles representantes das equipes técnicas da PROGESP e 18 servidores com deficiência envoltos nas ações inclusivas realizadas de janeiro de 2015 a setembro de 2016. Os achados resultantes da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com vistas à técnica de Avaliação Pós-Ocupação e pela análise documental de relatórios de inspeção técnica da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da UFRN serão analisados com auxílio de estatística descritiva e análise temática-categorial, considerando as características das informações acessadas.