Banca de DEFESA: LUCIANA FERREIRA LEITE

DISCENTE : LUCIANA FERREIRA LEITE
DATA : 09/12/2016
LOCAL: A definir

Diagnóstico do Acesso à informação no Arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cidadania. Conselhos Gestores. Democracia Deliberativa. Participação Popular. Representação.

A informação é uma ferramenta fundamental na em todas as áreas do conhecimento. Um bem coletivo que, quando utilizado de forma produtiva, pode gerar transformações na sociedade. A sua disponibilidade é um direito fundamental a qualquer cidadão, isto é, todo o indivíduo tem direito ao acesso à informação pública. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar o processo de acesso à informação no Arquivo da Diretoria de Administração de Pessoal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ademais, buscou-se identificar o perfil dos usuários do setor, mapear suas principais demandas/necessidades informacionais, avaliar a satisfação desses quanto ao acesso à informação, qualidade do atendimento e verificar se esses usuários tem conhecimento sobre a Lei de acesso à informação nº 12.527/2011. Trata-se de um levantamento descritivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de pesquisa bibliográfica e documental à luz da lei de acesso à informação, do marketing, do estudo de usuários e da difusão arquivística. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se também a aplicação um questionário on-line, através da ferramenta Google docs como instrumento para coleta de dados dos participantes da pesquisa. A análise e tratamento das informações foi feita após o retorno dos questionários respondidos, utilizando-se o sistema a SPSS (Statistical for Social Sciences).  Com base nos resultados da pesquisa, percebe-se um público heterogêneo quanto ao gênero, e que apesar do setor já disponibilizar documentos digitalizados, ainda preferem buscar as informações pessoalmente. A resolução de atos administrativos- judiciais e para fins pessoais foram às finalidades mais citadas para o uso das informações por parte dos usuários externos. Os técnicos administrativos são mais presentes que os docentes, por se tratar de um arquivo predominantemente administrativo. Quanto à frequência, os usuários internos utilizam o setor de forma periódica, pois utilizam suas informações para desenvolver suas atividades de trabalho, enquanto que o público externo frequenta de forma esporádica, pois vão à busca de demandas pontuais e de caráter pessoal. Quanto a Lei de acesso à Informação, nota-se que o índice de desconhecimento sobre a lei ainda é alto, necessitando de uma melhor divulgação. A qualidade do atendimento e serviços foi avaliada como satisfatória pela maioria dos usuários. E percepção dos usuários possibilitou a elaboração de sugestões para ações a serem implantadas no arquivo.

Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS - UFC
Interno - 1167852 - JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES