Banca de QUALIFICAÇÃO: DENICE DE AMORIM CAVALCANTI FREIRE

DISCENTE: DENICE DE AMORIM CAVALCANTI FREIRE
DATA: 15/04/2016
LOCAL: Auditório D - CCHLA

Estudo comparativo entre o modelo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão pernambucano - IF SERTÃO-PE e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Avaliação, Desempenho, Ética, Competências, Instituições Federais de Ensino

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente o modelo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos efetivos utilizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; analisar o entendimento das chefias que já participaram da avaliação, e dos técnico-administrativos  em educação (TAE), pertencentes às classes C, D e E, do IF SERTÃO-PE, que entraram até o ano de 2012; e, conhecer a percepção dos colaboradores lotados no setor de Gestão de Pessoas, como eles enxergam o processo de avaliação de desempenho no âmbito da Instituição. Inicialmente foi feita uma contextualização dos princípios da administração pública com a avaliação de desempenho, partindo para a questão da ética no âmbito do serviço público. Não se pode deixar a Ética desvinculada da avaliação de desempenho, pois a mesma está correlacionada aos princípios da Administração Pública. Posteriormente foi realizada uma abordagem conceitual e histórica sobre a avaliação de desempenho, principalmente no âmbito do serviço público e mais especificamente nas Instituições Federais de Ensino – IFEs, onde a avaliação dos técnico-administrativos tem como amparo legal a Lei nº 11.091/2005, o Decreto nº 5.825/06 e o Decreto nº 5.707/06, este último orienta para a questão da implantação da gestão por competências nas Instituições Federais de Ensino. A metodologia empregada foi qualitativa por  ter utilizado pesquisa documental, levantamento bibliográfico e  estudo de caso (pesquisa de campo), com aplicação de questionário juntos às Chefias, aos TAE’s e as chefias do setor de Gestão de Pessoas que trabalham com a avaliação de desempenho dos servidores. Será também quantitativa  por que, a partir da amostra investigada serão feitas alegações acerca do modelo de avaliação de desempenho utilizado pela instituição pesquisada. A referida pesquisa foi realizada no IF SERTÃO-PE e com a UFRN, este último, somente com o setor de Gestão de Pessoas que trabalha com a avaliação de desempenho. Por fim,  os resultados da pesquisa buscaram evidenciar  uma visão geral por parte  dos participantes da pesquisa  sobre  questões  importantes referentes ao processo de avaliação de desempenho que, se executado de forma mais transparente e imparcial, pode trazer excelentes contribuições dos servidores, tanto em nível pessoal quanto profissional.

Interno - 1149537 - DENISE PEREIRA DO REGO
Interno - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES