Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA DE SOUZA CHAVES

DISCENTE: VANESSA DE SOUZA CHAVES
DATA: 29/03/2016
LOCAL: Laboratório de Psicologia - Sala 630 (Auditório)

ESTUDO DOS FATORES DETERMINANTES PARA A EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA DA UFRN

Evasão universitária. Ensino Superior. Ciências Exatas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A evasão escolar é um fenômeno complexo e tem despertado o interesse de investigação de estudiosos quanto a sua ocorrência no ensino superior. A pesquisa em tela se caracteriza como um estudo de caso nos cursos presenciais de Física, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, se propondo a identificar os fatores que provocam a evasão discente. Será considerado o conceito que define evasão como sendo a saída do aluno do curso sem tê-lo concluído, com foco no grupo de alunos desligados pelo tipo cancelamento por abandono de curso, cuja definição é estabelecida no Regulamento dos Cursos de Graduação, que normatiza o ensino de graduação na instituição. Para conhecer o perfil dos evadidos e os fatores que os levaram ao cancelamento, serão aplicados questionários contendo perguntas fechadas. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para o enfretamento efetivo desse fenômeno, subsidiando ações que viabilizem a redução das taxas de evasão na instituição.

Presidente - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo ao Programa - 2681542 - FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES