Banca de DEFESA: ANDRESSA MEDEIROS PEREIRA DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA MEDEIROS PEREIRA DE ALBUQUERQUE
DATA: 22/07/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório D (CCHLA)
TÍTULO:

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da UFRN: Uma avaliação SUBJETIVA centrada na percepção dos trabalhadores.


PALAVRAS-CHAVES:

Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Percepção do trabalhador. Saúde do trabalhador. Doenças ocupacionais. Ergonomia da atividade.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho, que perpassam pela reestruturação produtiva, acarretam no aumento do ritmo de produção e da competitividade, na adoção, pelos trabalhadores, de um estilo de vida mais sedentário, que conjuntamente com outros motivos, traduzem-se no crescimento do número de trabalhadores acometidos por doenças, em todo o mundo. Dentre as doenças mais frequentes estão os transtornos mentais e de comportamento, doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, além de lombalgias, que podem ter como consequências os afastamentos do trabalho e até aposentadorias precoces. Essa constatação vem se tornando uma das principais razões do crescente interesse, por parte das organizações, em relação à saúde dos trabalhadores. Uma das implicações desse interesse é a expressiva ampliação no investimento em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, visto que as enfermidades estão, geralmente, relacionadas ao ambiente laboral. Foi em consonância com essas informações que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte implantou o seu Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, intitulado Viver em Harmonia, foco central desse estudo que pretende verificar a percepção dos trabalhadores quanto às atividades oferecidas no programa, tomando-se como base as experiências e vivências individuais dos trabalhadores com o programa. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa pautado na abordagem da ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho. Com o propósito de fomentar as informações acerca do tema, foi realizada análise documental sobre a instituição em pauta, o programa desenvolvido nesta, além de terem sido efetuadas entrevistas semi-estruturadas com coordenadores e participantes das atividades desenvolvidas no programa. Os dados encontrados foram tratados por análise de conteúdo categorial à luz da literatura da ergonomia e da ergonomia da atividade aplicada à qualidade de vida no trabalho. No geral, o programa mostrou-se satisfatório, mas com algumas ressalvas principalmente quanto à sua baixa adesão e divulgação, e ausência de atividades referentes às situações de trabalho. Almejando solucionar essas problemáticas e contribuir para o melhor desenvolvimento do programa, foram colhidas sugestões dos principais atores das ações do PQVT, ou seja, os trabalhadores da instituição. Caso sejam implementadas, essas sugestões poderão contribuir para a melhoria do Programa Viver em Harmonia e, consequentemente, poderão colaborar para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, que é a finalidade máxima do programa. Conclui-se, com esse estudo, que existem vários desafios a serem superados e estratégias a serem repensadas pelos dirigentes e gestores responsáveis pelo planejamento e execução das ações de QVT na UFRN.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1613088 - CAMILA COSTA TORRES
Interno - 1753441 - CYNARA CARVALHO DE ABREU
Externo à Instituição - WALID ABBAS EL AOUAR - UnP
Notícia cadastrada em: 10/07/2015 12:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao