Banca de DEFESA: DANIELLE FERREIRA GARCIA

DISCENTE: DANIELLE FERREIRA GARCIA

DATA: 01/04/2011

LOCAL: LAB DE PSICOLOGIA

INVESTIGAÇÃO DA CAPACIDADE INTELECTIVA DE PACIENTES PEDIÁTRICOS DIAGNOSTICADOS COM TUMORES DE FOSSA POSTERIOR

capacidade intelectiva, neuropsicologia, neurodesenvolvimento, oncologia pediátrica, tumores de fossa posterior.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Psicologia

Este estudo investigou as relações entre tumores de fossa posterior (astrocitoma e meduloblastoma), seus respectivos tratamentos e a capacidade intelectiva de crianças. Os tumores do SNC são as neoplasias sólidas mais frequentes na infância. 60% desses tumores ocorrem na fossa posterior. O tratamento básico consiste de ressecção cirúrgica e, no caso dos tumores malignos (meduloblastoma), são utilizadas estratégias terapêuticas complementares – quimioterapia e radioterapia. Na atualidade, o aumento significativo da sobrevida destas crianças evidenciou a presença de alterações neurocognitivas que acarretam dificuldades na vida acadêmico-social, comprometendo consequentemente a qualidade de vida deste subgrupo. Participaram do estudo 21 crianças, com idades entre 6 e 16 anos, atendidas no CEHOPE – Recife/PE, sendo 13 diagnosticadas com astrocitoma pilocítico (G1) - submetidas à cirurgia de ressecção e; oito com meduloblastoma (G2) – submetidas à cirurgia, quimioterapia e radioterapia de crânio e neuroeixo. Os participantes foram avaliados pelas Escalas Wechsler de Inteligência para Crianças – WISC-III. Análises estatísticas inferenciais identificaram contrastes estatisticamente significativos (p≤0,05), entre o QI de Execução (QIE) e Índice Fatorial Velocidade de Processamento (IVP) em função da modalidade de tratamento; QI Total, QIE e IVP em função da escolaridade dos pais e; QIE, QIT, IVP e Índice Fatorial Resistência à Distração (IRD) em função do tempo entre o diagnóstico e a avaliação para as crianças com meduloblastoma. Verificou-se o impacto tardio e progressivo das intervenções terapêuticas complementares sobre a substância branca e, consequentemente, o rebaixamento da velocidade de processamento; crianças cujos pais possuem maior nível de escolarização apresentam melhor capacidade intelectiva, evidenciando a influência de variáveis sócio-culturais sobre o desenvolvimento cognitivo. O impacto do câncer e seu tratamento sobre o desenvolvimento e a aprendizagem não deve ser subestimado. Tais resultados reforçam a necessidade de aprofundar a compreensão sobre tais efeitos, visando propor estratégias terapêuticas que garantam, além da reabilitação clínica, o pleno desenvolvimento dessas crianças.

Externo ao Programa - 1298984 - CLARA MARIA MELO DOS SANTOS
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES LORESTO
Externo à Instituição - ROCHELE PAZ FONSECA - PUC - RS
Notícia cadastrada em: 21/03/2011 20:11