Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi/UFRN) foi criado em 1999 no âmbito do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como antecedentes, a universidade já contava com o Curso de Graduação em Psicologia (criado em 1976), um Curso de Especialização em Psicologia como experiência-piloto para o Mestrado (ofertado nos anos de 1996 e 1998), uma revista científica especializada, Estudos de Psicologia (criada em 1996) e um planejamento de médio prazo para a qualificação do seu corpo docente e a criação/consolidação de grupos de pesquisa em Psicologia e em áreas conexas. Esses grupos de pesquisa estruturam as atividades de docência, pesquisa e extensão do corpo docente e se constituíram em um elemento fundamental de organização do PPgPsi/UFRN.

 Ao longo destes quatorze anos (até dezembro de 2013), o PPgPsi/UFRN titulou 213 mestres e 28 doutores

 

Os objetivos do PPgPsi/UFRN são:

(1) estudar e produzir conhecimento acerca dos processos psicossociais e das práticas psicológicas nos diversos campos da atividade humana, visando formar recursos humanos de alto nível para a pesquisa e o ensino de Psicologia e de áreas conexas;

(2) capacitar esses recursos para a reflexão e desenvolvimento de estratégias que promovam mudanças socialmente relevantes em seu campo de inserção, além do bem-estar individual e social da população alvo de seu trabalho.

Considerando os objetivos propostos, o perfil esperado do egresso do PPgPsi é de um mestre ou um doutor competente técnica, ética e politicamente no desenvolvimento do conjunto das atividades de ensino e de pesquisa nos campos em que se especializar. Importa afirmar, portanto, que o egresso deve desenvolver um conjunto de competências de ensino e de pesquisa.  No que tange às competências de pesquisa, o egresso do PPgPsi deve ser capaz de identificar problemas de pesquisa, social e cientificamente relevantes; propor estratégias adequadas de investigação e conduzir eticamente e com rigor as atividades inerentes à pesquisa científico – preferencialmente inserido em redes e grupos de pesquisa; comunicar –oralmente e por meio da elaboração de documentos – o conhecimento produzido, além de consumir criticamente o conhecimento produzido na Psicologia e nas áreas afins, para além daquela(s) subárea(s) em que se dedicar de forma mais especializada. Quanto às competências de ensino, considerando aquelas especificamente desenvolvidas no âmbito do PPgPsi e as de responsabilidade dos Cursos de Iniciação à Docência – CID, promovidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN  (atividade obrigatória para os alunos bolsistas) e aqueles inscritos nas disciplinas Prática de Ensino em Psicologia (I, II e III), espera-se que o egresso seja capaz de conduzir adequadamente o processo ensino-aprendizagem, dentro e fora de sala de aula, assim como dominar os recursos que fazem parte da vida docente, tais como, elaborar programas de disciplinas, planos de aula e didática de aula.

Para o atingimento dos objetivos e competências correspondentes, a PPgPsi/UFRN estrutura-se em uma Área de Concentração, Psicologia, que se desdobra em duas Linhas de Pesquisa, (1) Processos Psicossociais e (2) Psicologia e Práticas Sociais. A primeira reúne os estudos referentes aos processos psicossociais que permeiam a ação humana nos diversos contextos sociais. A segunda concentra investigações voltadas à fundamentação teórico-metodológica da avaliação de políticas públicas e de projetos de intervenção social que focalizem temáticas como saúde, assistência social, sistema de garantia de direitos, educação, desenvolvimento, trabalho e relações humano-ambientais.

 

A partir de 2017, foram criadas 5 Linhas de Orientação que representam a diversidade e focos de trabalho dos professores do PPgPsi/UFRN. São elas:

I - Práticas clínicas e saúde;

II - Políticas públicas, movimentos sociais e prática do psicólogo;

III – Interações Pessoa-Ambiente;

IV – Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem;

V - Clínicas do trabalho e processos organizacionais: atividade, sentido, intervenção.

 

No momento, existem 9 bases de pesquisas no Departamento de Psicologia ligadas à Pós-Graduação:

Grupo de Estudos Psicologia e Saúde (GEPS)

Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente (GEPA)

Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação (GPMeE)

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho (GEPET)

Grupo de Estudo Subjetividade e Desenvolvimento Humano (GESDH)

Grupo Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades

Núcleo de Estudos Sócio Culturais da Infância e Adolescência (NESCIA)

Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das Práticas em Saúde (LETHS)

Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN-UFRN)

 

Para mais informações sobre as bases de pesquisa acessar http://www.psicologia.ufrn.br/pesquisa.php#menu3


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES

    Telefone/Ramal: (84) 3342-2236/303

    Telefone/Ramal 2: (84) 3342-2236/304

    E-mail: secppgpsi@gmail.com

  • - ILANA LEMOS DE PAIVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao