Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi/UFRN) foi criado em 1999 no âmbito do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como antecedentes, a universidade já contava com o Curso de Graduação em Psicologia (criado em 1976), um Curso de Especialização em Psicologia como experiência-piloto para o Mestrado (ofertado nos anos de 1996 e 1998), uma revista científica especializada, Estudos de Psicologia (criada em 1996) e um planejamento de médio prazo para a qualificação do seu corpo docente e a criação/consolidação de grupos de pesquisa em Psicologia e em áreas conexas. Esses grupos de pesquisa estruturam as atividades de docência, pesquisa e extensão do corpo docente e se constituíram em um elemento fundamental de organização do PPgPsi/UFRN.

 Ao longo destes quatorze anos (até dezembro de 2013), o PPgPsi/UFRN titulou 213 mestres e 28 doutores

 

Os objetivos do PPgPsi/UFRN são:

(1) estudar e produzir conhecimento acerca dos processos psicossociais e das práticas psicológicas nos diversos campos da atividade humana, visando formar recursos humanos de alto nível para a pesquisa e o ensino de Psicologia e de áreas conexas;

(2) capacitar esses recursos para a reflexão e desenvolvimento de estratégias que promovam mudanças socialmente relevantes em seu campo de inserção, além do bem-estar individual e social da população alvo de seu trabalho.

Considerando os objetivos propostos, o perfil esperado do egresso do PPgPsi é de um mestre ou um doutor competente técnica, ética e politicamente no desenvolvimento do conjunto das atividades de ensino e de pesquisa nos campos em que se especializar. Importa afirmar, portanto, que o egresso deve desenvolver um conjunto de competências de ensino e de pesquisa.  No que tange às competências de pesquisa, o egresso do PPgPsi deve ser capaz de identificar problemas de pesquisa, social e cientificamente relevantes; propor estratégias adequadas de investigação e conduzir eticamente e com rigor as atividades inerentes à pesquisa científico – preferencialmente inserido em redes e grupos de pesquisa; comunicar –oralmente e por meio da elaboração de documentos – o conhecimento produzido, além de consumir criticamente o conhecimento produzido na Psicologia e nas áreas afins, para além daquela(s) subárea(s) em que se dedicar de forma mais especializada. Quanto às competências de ensino, considerando aquelas especificamente desenvolvidas no âmbito do PPgPsi e as de responsabilidade dos Cursos de Iniciação à Docência – CID, promovidos pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN  (atividade obrigatória para os alunos bolsistas) e aqueles inscritos nas disciplinas Prática de Ensino em Psicologia (I, II e III), espera-se que o egresso seja capaz de conduzir adequadamente o processo ensino-aprendizagem, dentro e fora de sala de aula, assim como dominar os recursos que fazem parte da vida docente, tais como, elaborar programas de disciplinas, planos de aula e didática de aula.

Desde 2019, o programa está dividido em nas seguintes Linhas de Orientação que representam a diversidade e focos de trabalho dos professores do PPgPsi/UFRN. São elas:

I - Saúde, Trabalho e Desenvolvimento
II - Psicologia, Política e Socioespacialidades

 

No momento, existem as seguintes bases de pesquisas no Departamento de Psicologia ligadas à Pós-Graduação:

Grupo de Estudos Psicologia e Saúde (GEPS)

Observatório de Psicologia Ambiental Latino-Americana (obPALA)

Grupo de Pesquisa Marxismo e Educação (GPMeE)

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho (GEPET)

Grupo de Estudo Subjetividade e Desenvolvimento Humano (GESDH)

Grupo Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades

Laboratório de Estudos em Tanatologia e Humanização das Práticas em Saúde (LETHS)

Laboratório de Pesquisa e Extensão em Neuropsicologia (LAPEN-UFRN)

Núcleo de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural

Política, práticas de resistência e produção de subjetividade (Grupo Gentileza)

 

Para mais informações sobre as bases de pesquisa acessar http://www.psicologia.ufrn.br/pesquisa.php#menu3

 

Servidores da Secretaria:

- Bruno Robson Simonetti Silva

- Lizianne Juline do Nascimento e Silva Martins

contato: secppgpsi@gmail.com
(84)3342-2236 - ramais 303 (secretaria) ou 304 (coordenação)

Horário de Funcionamento:

- 8h às 12h e 13h às 17h (Das 13h às 14h o expediente é interno)

Endereço Postal:

UFRN/CCHLA

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Campus Universitário - Lagoa Nova - Caixa Postal 1622

Natal/RN - CEP 59078-970

 

 


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao