Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA AUGUSTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA AUGUSTA DA SILVA
DATA: 25/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

O cuidado compartilhado entre cuidadores e profissionais de um Centro Municipal de Educação Infantil: uma pesquisa-ação.


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem. Saúde da Criança. Promoção da Saúde. Cuidado da Criança.


PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo geral analisar a construção de um pacto do cuidar entre pais e educadores de crianças que frequentam um Centro Municipal de Educação Infantil através de uma pesquisa-ação. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. Primordialmente foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do cuidado oferecido nas creches e o risco de adoecimento das crianças segundo o referencial teórico de análise contextual. A análise possibilitou identificar a necessidade emergente de ações multiprofissionais de promoção à saúde nas creches, assim como a criação de um elo de comunicação eficaz entre pais e funcionários da instituição sobre atividades educativas e de saúde, de forma a disponibilizar a atenção integral à criança. O estudo está sendo desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil do bairro de Cidade Nova, localizado no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Antes de iniciar a pesquisa, obteve-se a anuência da diretora da referida instituição, da Secretaria Municipal de Educação e do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 252.689 e CAAE 14142613.7.0000.5537. Somado a isso, os participantes do estudo autorizam formalmente a participação mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Participarão do estudo cerca de 23 profissionais que atuam na creche e 80 cuidadores das crianças matriculadas nessa instituição. Como critério de inclusão dos participantes na pesquisa tem-se: ser trabalhador da creche (educadores, auxiliares, direção, coordenação pedagógica, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais); ser cuidador que possui criança matriculada na instituição e ter disponibilidade de participar do estudo. Por conseguinte, aqueles profissionais que atuam como voluntários ou estagiários no desenvolvimento das ações na creche e que não comparecem à reunião marcada são excluídos da amostra. A coleta de dados está sendo realizada por meio de oficinas, nas quais utilizam-se algumas técnicas, seguindo uma sequência de necessidades e resolutividade da problemática: entrevista grupo focal e observação participante, a qual inclui o registro fotográfico e as anotações diárias. Os dados obtidos estão sendo categorizados empiricamente, emergindo de acordo com as falas dos entrevistados e analisados conforme o referencial teórico-metodológico adotado, ou seja, seguindo os passos da pesquisa-ação, tendo como direcionamento as idéias propostas por Paulo Freire, envolvendo o levantamento e codificação dos temas geradores. A discussão dos resultados dar-se-á ainda com base nos achados literários referentes ao cuidado infantil nas instituições de educação e o fazer do enfermeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Interno - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
Externo ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 21/06/2013 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao