Banca de DEFESA: LIVIA SEMELE CAMARA BALDUINO

DISCENTE: LIVIA SEMELE CAMARA BALDUINO
DATA: 21/02/2013
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da sondagem vesical de demora.

Enfermagem; Cateterismo Urinário; Estudos de Validação; Conhecimento; Questionários.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este estudo teve como objetivo validar instrumentos para avaliação da habilidade e do conhecimento acerca sondagem vesical de demora (SVD). Estudo transversal, descritivo, quantitativo e metodológico realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em uma universidade privada do Rio Grande do Norte. Amostra composta por 27 juízes selecionados a partir dos critérios de inclusão: enfermeiros, docentes da disciplina de semiologia e/ou semiotécnica, com mínimo de um ano de experiência nas disciplinas, ser da UFRN, UERN ou de uma universidade privada do estado e aceitar participar voluntariamente com a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: construção de dois instrumentos com base na literatura científica, resultando em um roteiro de observação estruturado tipo checklist composto por 36 itens e um questionário do conhecimento com 12 questões; submissão dos instrumentos aos juízes, no período de junho a setembro de 2012, os quais deveriam avaliar cada item em “adequado”, “adequado com alterações” e “inadequado”, além de fazer uma avaliação geral de cada instrumento baseada em 10 requisitos; e validação com a verificação do nível de concordância entre os juízes, através da aplicação do Índice Kappa (K) e do Índice de Validade de conteúdo (IVC). Utilizou-se o nível de consenso maior que 0,60 (bom) para o índice Kappa e maior que 0,70 para o IVC. Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa/HUOL. Após serem codificados e tabulados, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Dos 27 juízes que avaliaram o instrumento, 77,8% são do sexo feminino, com média de idade de 36,6 (± 9,0) anos, 63,0% atuavam na UFRN, 74,1% possuíam mestrado acadêmico e 63,0% atuavam exclusivamente na docência. A média de tempo de experiência na docência foi de 7,9 (± 8,0) anos e nas disciplinas de semiologia e/ou semiotécnica da enfermagem foi de 5,5 (± 6,7) anos. No julgamento do checklist e questionário do conhecimento, nenhuma etapa/questão foi considerada inadequada, uma vez que todas obtiveram nível de concordância dentro dos índices estabelecidos. Todas as etapas do checklist obtiveram K de bom a excelente (entre 0,60 e 1,00). Dos 36 itens, 25 tiveram K excelente (0,75 ≤ K < 1,00) e K total excelente (K = 0,83). Em relação ao IVC, todas as etapas atingiram níveis acima de 0,70 (entre 0,74 e 1,00) e o IVC total foi de 0,90. Todas as questões do questionário avaliadas separadamente (K de 0,60 a 0,93 e IVC de 0,74 a 0,96) e de forma geral (K de 0,79 a 1,00 e IVC de 0,89 a 1,00) obtiveram níveis de avaliação da validade de conteúdo dentro dos valores estabelecidos. Os instrumentos foram reformulados baseando-se nos níveis de concordância entre os juízes e em diretrizes internacionais, dissertações e artigos científicos. Os dois instrumentos mostraram-se válidos quanto ao seu conteúdo, permitindo avaliação objetiva e clara dos conhecimentos e habilidades acerca SVD, seja dos graduandos de enfermagem como também de outros estudantes e profissionais da saúde, uma vez que a utilização de medidas válidas busca a redução do risco de distorção dos resultados.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Externo ao Programa - 011.191.194-05 - CRISTINA KATYA TORRES TEIXEIRA MENDES - UFRN
Externo à Instituição - EDNALDO CAVALCANTE DE ARAÚJO - UFPE
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES