CAPES LANÇA EDITAL PARA SELECIONAR PROJETOS DE EXTENSÃO

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou no último dia 11 um edital direcionado a apoiar projetos de extensão que desenvolvam atividades junto ao ensino básico. “Novos talentos” é o título do edital (055/2012). O seu objetivo é “apoiar propostas para realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica - tais como cursos, oficinas ou equivalentes - que ocorram no período de férias das escolas públicas e/ou em horário que não interfira na frequência escolar. As atividades devem valorizar espaços inovadores, como dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, inclusive empresas públicas e privadas, visando ao aprimoramento e à atualização do público-alvo e a melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país”.

Cada IES (somente as públicas poderão concorrer) poderá inscrever apenas um proposta. Um dado interessante é que as instituições multicampi poderão apresentar uma proposta para cada campus. Essa proposta (denominada “Proposta Institucional” no edital) poderá se subdividir em quatro subprojetos. Cada um desses subprojetos deverá promover ao menos três atividades com turmas de até 30 estudantes e professores do ensino básico.

Cada proposta contará com um orçamento de até R$ 400.000,00, caso a sua execução seja planejado para 24 meses (a CAPES disponibilizará até R$ 200.000,00 por ano). Esses recursos serão gerenciados diretamente pelo coordenador da proposta institucional (“Coordenador Geral do Projeto”, nos termos do edital), através de uma conta de tipo B.

A Pró-reitoria de Extensão é responsável pela obtenção da senha para que o coordenador da proposta institucional tenha acesso ao SICAPES (sistema de gerenciamento de projetos na Capes) e possa realizar a inscrição. É ainda o órgão corresponsável pela execução das atividades previstas na proposta institucional.

O período para a inscrição da proposta é de 21 de dezembro de 2012 a 25 de janeiro de 2013. E o limite para que a PROEX solicite a senha para acesso ao SICAPES é dia 18 de janeiro.

Dado que informações importantes para o registro da proposta dependem do acesso ao sistema acima mencionado, é aconselhável não deixarmos nossas definições e decisões para a última hora. Para tanto, convidamos os (as) interessados para uma reunião no próximo dia 11 de janeiro (sexta-feira), no horário das 10 horas, na Sala de Reuniões dos Colegiados.

Mais informações sobre o edital podem ser obtidas no seguinte endereço: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5944-programa-novos-talentos

Notícia cadastrada em: 26/12/2012 11:56