Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA AUGUSTA DA SILVA

DISCENTE: CAMILA AUGUSTA DA SILVA
DATA: 06/11/2012
LOCAL: Departamento de Enfermagem

Creche: elaboração de um protocolo de assistência à saúde do pré-escolar.

Enfermagem; Saúde da Criança; Promoção da Saúde; Protocolos.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar um protocolo para o manejo da criança com os principais agravos à saúde no CMEI. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, a ser desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Itacira Bento, espaço onde é realizado o desenvolvimento de projetos de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, localizada no município de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. A coleta de dados será realizada de janeiro de 2013 a maio de 2013. Antecederá esta etapa a anuência da diretora da referida instituição, a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e autorização formal dos participantes, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Participarão deste estudo 23 profissionais que compõe a equipe da creche. Como critério de inclusão dos participantes na pesquisa tem-se: ser trabalhadores da creche (educadores, auxiliares, direção, coordenação pedagógica, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais) e apresentarem condições psicológicas e/ou físicas favoráveis para responder aos questionamentos. Por conseguinte, aqueles profissionais que atuarem como voluntários ou estagiários no desenvolvimento das ações na creche e/ou não apresentarem condições psicológicas e/ou físicas satisfatórias para participarem da pesquisa serão excluídas da amostra. Para a coleta de dados serão feitos planejamentos e oficinas, nos quais utilizará algumas técnicas, seguindo uma sequência de necessidades e resolutividade da problemática: grupo focal; entrevista semi-estruturada; observação participante, a qual inclui o registro fotográfico e as anotações diárias; e avaliação dos encontros. Além dessas, utilizar-se-á reunião com a equipe para socialização da problemática. Os depoimentos serão tratados de acordo com a análise de conteúdo na modalidade temática segundo Bardin e para analisar as informações obtidas utilizar-se-á como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação por Thiollent, tendo como direcionamento as idéias propostas por Paulo Freire. A discussão dos resultados se embasará nos achados literários referentes às Políticas Públicas de Saúde da criança, o fazer do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família no que se refere à saúde do escolar, o papel dos profissionais da creche frente a saúde da criança e uso de protocolo na atenção à saúde.

Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Externo à Instituição - ROSALBA PESSOA DE SOUZA TIMOTEO - UFRN