Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA DE LIMA PESSOA PEREIRA

DATA: 22/11/2011
LOCAL: Departamento de Enfermagem

O ESTUDO DA TANATOLOGIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: A VISÃO DE ESTUDANTES

Tanatologia; Enfermagem; Formação; Estudantes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Os profissionais de saúde estão envolvidos no seu dia-a-dia com situações de vida e morte. A equipe de Enfermagem, em especial, por conviver um período de tempo maior com os pacientes, inicia seus cuidados com a formação de laços afetivos, aprofunda essa afetividade durante o percurso da doença e, com o chegar da morte, vê-se impelida a conter seus sentimentos, demonstrando a fortaleza de ânimos. Entretanto, percebe-se que tais profissionais não estão devidamente preparados para lidar com a morte. O próprio ensino na área reforça a formação técnico-científica centrada no biologicismo, abrindo pouco espaço para abordar os aspectos espirituais, emocionais e sociais do ser humano, sendo a morte relacionada com derrota, perda, frustração. Objetivando compreender a visão de estudantes de enfermagem acerca do estudo da tanatologia no processo de formação do enfermeiro, temos a pretensão de desenvolver uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória, de natureza qualitativa, ancorada em um referencial teórico metodológico acerca da morte e da fenomenologia. A população do estudo será composta por alunos de graduação do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que estejam cursando o ultimo período da graduação. Para viabilização do estudo o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética da UFRN para obtenção de sua autorização. Na investigação empírica utilizaremos a técnica de entrevista, orientada por meio de uma questão norteadora: “Para você qual o significado do ensino de tanatologia na formação do enfermeiro?”. As respostas serão gravadas com autorização dos participantes, lidas exaustivamente após trancrição e devidamente analisadas a luz da fenomenologia.

Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Presidente - 6345524 - RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO