Banca de DEFESA: ANA DULCE BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE: ANA DULCE BATISTA DOS SANTOS
DATA: 16/12/2011
LOCAL: Departamento de Enfermagem

PROMOÇÃO DA SAÚDE DA CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: a inserção da equipe da estratégia saúde da família

Saúde da criança institucionalizada; Promoção da saúde; Programa Saúde da Família; Cuidado da criança; Educação Infantil.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A articulação entre as equipes da estratégia saúde da família (ESF) e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) desponta como uma maneira de assegurar a vigilância e promoção à saúde das crianças, ao ingressarem no ambiente de creche/pré-escola, que representa um local expositor a doenças transmissíveis e repercute no afastamento da criança do serviço de saúde. Por essa necessidade, traçou-se como objetivo: Analisar a assistência a criança, desenvolvida pela equipe da estratégia saúde da família, na promoção a saúde da criança, atendida em um CMEI, numa articulação UBSF, CMEI para a construção de uma proposta de atenção as necessidades de saúde da criança no CMEI. Traçamos assim, como objetivos específicos: Identificar diante da realidade, a necessidade de ações de saúde (preventivas, promocionais e curativas) pela equipe da ESF, para a criança de 2 a 5 anos, no CMEI; Estruturar uma proposta de atenção as necessidades de saúde da população infantil do CMEI; Avaliar os resultados obtidos durante a pesquisa-ação; Descrever as etapas percorridas para a construção do plano de atenção a saúde da criança no CMEI. Trata-se de um descritivo, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Será desenvolvido em um CMEI e na UBSF do bairro de Cidade Nova, Natal-RN. A população foi constituída pelos profissionais da equipe da ESF e do CMEI. Para a obtenção dos dados utilizamos diversas técnicas como a entrevista individual, grupo focal, observação participante com registro fotográfico e anotações diárias, e a avaliação dos encontros. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo e das idéias teóricas de Paulo Freire (1987). Na etapa de diagnóstico situacional buscou-se investigar a realidade vivenciada pelos sujeitos da ESF e CMEI quanto a saúde da criança. As categorias desta etapa abrangiam: a realidade das equipes da saúde da família na atenção a saúde da criança no CMEI identificando as ações que já vinham sendo desenvolvidas pela ESF no CMEI; o funcionamento do CMEI e sua rotina de atividades; o papel do CMEI no cuidado a criança; o cotidiano da ESF, quanto ao cuidado à saúde da criança de 2 a 5 anos envolvendo as diversas dificuldades enfrentadas pela ESF; dificuldades enfrentadas no cotidiano do CMEI para o cuidado a criança de 2 a 5 anos. Com a problematização e conscientização alcançadas pelos sujeitos surgiram às categorias: papel da articulação ESF e CMEI para o enfrentamento das dificuldades; e ações de saúde a serem desenvolvidas que subsidiaram a etapa de planejamento da pesquisa-ação. Na etapa de desenvolvimento dos seminários e execução das ações foram desenvolvidas as atividades anteriormente sugeridas pelos sujeitos que compreenderam: ações educativas com os trabalhadores do CMEI; ações de atenção a saúde das crianças; e ações educativas com os pais. A etapa de avaliação aconteceu durante toda a pesquisa-ação implicando diversos rearranjos emergiu a categoria percepção dos sujeitos diante das ações desenvolvidas e perspectivas de continuidade das ações. Diante de todo o percurso da pesquisa-ação pode-se inferir que a articulação ESF e CMEI é uma iniciativa necessária diante da atual situação dos serviços de saúde para a promoção de uma atenção integral a saúde da criança, mas que as equipes da ESF ainda não dispõem de condições material e de pessoal para desenvolver ações que ultrapassem os limites das UBSF, sendo necessário para isso o fortalecimento das articulações principalmente com a universidade.

Presidente - 346938 - AKEMI IWATA MONTEIRO
Externo à Instituição - FRANCISCA MÁRCIA PEREIRA LINHARES - UFPE