APRESENTAÇÃO

A pós-graduação em enfermagem no Brasil, desde a criação dos primeiros programas de mestrado (1972) e doutorado (1981), tem a missão de contribuir na formação de mestres e doutores críticos, éticos e reflexivos, capazes de construir novos conhecimentos em benefício da sociedade.

Assim, inserido nesse contexto, cabe ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN promover o desenvolvimento integral do ser humano, sua formação profissional, seu crescimento individual e coletivo, dentro dos valores da ética, solidariedade e cidadania, bem como a geração de conhecimento educacional, tecnológico e científico, avaliando seu impacto, buscando consolidar-se por meio de ações de excelência na pesquisa, com aplicabilidade no ensino e na extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento locorregional e das transformações da sociedade brasileira.

Área de concentração – Enfermagem na Atenção à Saúde – tem por base a compreensão do imperativo do reordenamento das práticas circunscritas ao novo paradigma da produção social da saúde e da intersetorialidade e interdisciplinaridade das ações, bem como do reconhecimento das diversas matrizes teóricas de análise e de estratégias de investigação disponíveis. Prioriza o desenvolvimento da enfermagem como ciência, no processo de cuidar, por ser defensável pelos pesquisadores envolvidos e comprometidos com a ampliação da consciência sanitária e ambiental de suas práticas.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu apoia-se nas matrizes teóricas e filosóficas que definem o Programa, sustentando-o no cuidado ao ser humano, saúde, enfermagem na atenção à saúde e no ensino na pós-graduação.

Cuidado ao ser humano: Um valor, um bem social indispensável para promover a vitalidade do viver, o ter e manter a vida e melhor morrer; é produto de conhecimentos, atitudes e habilidades da ordem da interação humana, da natureza da vida e dinâmica das funções vitais sob o domínio da ciência e arte da enfermagem.

Saúde: O conceito de saúde que fundamenta o Programa se organiza a partir dos ideais propostos da Constituição Federal e assegurados pelo SUS, os quais direcionam o pensar sobre a saúde a partir dos determinantes da condição humana que envolve não apenas processos patológicos, mas todas as situações sociais, econômicas, alimentícias, ambientais, de trabalho, lazer, acessibilidade e moradia relacionadas à vida do ser humano. Nessa perspectiva, a saúde acontece a partir de múltiplas condições de produção, sentido e orientações da realidade às quais o ser humano responde conforme o seu contexto, exigindo ações ampliadas de atenção pelo setor saúde, para além da promoção e prevenção de doenças.

Enfermagem na atenção à saúde: A partir da visão da enfermagem como ciência e arte, como uma construção social, na medida em fortalece o desenvolvimento científico para a melhoria da situação de saúde do ser humano, ou seja, consoante o conceito de atenção à saúde nos processos de cuidar que envolvem esse ser.

A enfermagem na atenção à saúde centra-se em competências e domínios de saberes e fazeres que resultem em ações integradas em consonância com as políticas públicas de saúde pactuadas e traduzidas pelo compromisso e responsabilidade em defesa do SUS. Essa concepção orienta a formação e o trabalho da enfermagem nas linhas de pesquisa da vigilância em saúde, da saúde mental e coletiva e do desenvolvimento tecnológico, buscando uma enfermagem comprometida com os diferentes níveis no âmbito da atenção básica, na média e alta complexidade, e seus modelos tecnoassistenciais.

Ensino na pós-graduação: Entende o pós-graduando enfermeiro como um ser humano crítico-reflexivo, comprometido com as mudanças e transformações da realidade social, política e sanitária do país. E, sendo assim, como um protagonista potencialmente capaz de dar respostas aos problemas decorrentes da sua atuação no contexto do modelo de atenção à saúde, através da ciência e tecnologia. Dessa articulação firma-se o conceito de ensino/aprendizagem na pós-graduação como um processo cognitivo, subjetivo, objetivo, interativo e dialógico entre docente/discente, na construção e produção do conhecimento.

 

Curso de Mestrado em Enfermagem na Atenção à Saúde

 

Os objetivos do Curso de Mestrado são:

  • · Formar recursos humanos para a docência de enfermagem com ampla visão dos problemas de saúde da profissão para atuar como agentes de mudança no ensino e na assistência, com vistas a contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional.
  • · Analisar os problemas de saúde em âmbito nacional, regional e local, sob uma perspectiva crítica.
  • · Desenvolver estudos e pesquisas que venham contribuir para a melhoria do ensino de enfermagem e a efetivação de mudanças da prática de enfermagem pautadas em uma atitude ética.
  • · Contribuir para a defesa dos princípios, das diretrizes e prioridades do SUS no que se refere à garantia da implementação de suas políticas, com vistas à melhoria do padrão de atenção e promoção à saúde da população.

Curso de Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde

 

Os objetivos do Curso de Doutorado são os seguintes;

  • Formar doutores em enfermagem com visão sócio-política da atenção à saúde da região Nordeste e do país.
  • Qualificar enfermeiros pesquisadores para produzir conhecimento em Ciências e Tecnologias de natureza inovadora e de impacto positivo na saúde e na enfermagem.
  • Capacitar enfermeiros para assumir liderança no ensino e na pesquisa nos contextos de trabalho.

Área de Enfermagem na atenção à saúde

Linha de Pesquisa

Descrição

Linha 1 - Educação e trabalho em enfermagem e saúde

Estudos que abordem a formação e o trabalho da enfermagem/saúde.

Linha 2 - Enfermagem na vigilância à saúde

Estudos que abordam o processo de cuidar em enfermagem e o controle de riscos e danos nas pessoas em diversos ciclos vitais em seu território com foco na integralidade

Linha 3 - Enfermagem na saúde mental e coletiva

Integra estudos sobre saúde mental e atenção psicossocial integrando saberes e práticas na saúde coletiva.

Linha 4 - Desenvolvimento tecnológico em saúde e enfermagem

Compreende estudos sobre o conhecimento, arte, desenvolvimento, adaptação e avaliação de modelos, procedimentos, instrumentos e outras tecnologias aplicáveis à prática em saúde e enfermagem.

 

Notícia cadastrada em: 08/02/2011 13:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao