Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANNE RAFAELLE CORREIA DOS SANTOS

DISCENTE: VIVIANNE RAFAELLE CORREIA DOS SANTOS

DATA: 14/10/2010

LOCAL: Anfiteatro Profa.Raimunda Germano (UFRN) Departamento de enfermagem

EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O RISCO DE ADOECER EM HANSENÍASE: ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PARNAMIRIM/RN

enfermagem; hanseníase; educação em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A hanseníase é uma doença milenar que ainda figura como um problema de saúde pública no mundo, principalmente nos países considerados em desenvolvimento. Dentre estes, o Brasil é um dos que ainda apresenta áreas de grande endemicidade. A doença se mantém alta entre os menores de 15 anos. Nesse grupo, o índice nacional é de 0,6 a cada 10 mil habitantes, mas chega a 2 nas regiões Norte e Centro-Oeste. Por isso, o plano do Ministério da Saúde é priorizar o combate à doença nas áreas críticas, oferecendo diagnóstico precoce e tratamento oportuno, especialmente aos pacientes com menos de 15 anos. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar a percepção dos estudantes na educação básica em Parnamirim/RN sobre o risco de adoecer em hanseníase e como objetivos específicos realizar educação em saúde sobre o risco de adoecer em hanseníase para os estudantes da educação básica de Parnamirim/RN e elaborar uma cartilha sobre hanseníase. Este é um estudo do tipo exploratório – descritivo e de natureza quanti - qualitativa. Será realizado em escolas do ensino básico do município de Parnamirim, terá como população de estudo os estudantes do 5º ao 9º ano da educação básica e constará de duas etapas: na primeira haverá um questionário (300 alunos participarão) e na segunda, haverá o grupo focal (30 alunos participarão). Os dados obtidos serão organizados, categorizados, digitados e submetidos ao programa Microsoft Office - Excel para análise quantitativa a partir de números absolutos e com percentagem simples e apresentados em forma de gráficos e tabelas. Será feita também uma análise interpretativa para melhor compreensão dos achados. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFRN através do parecer de n.° 204 de 2009.

Presidente - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Interno - 6338033 - REJANE MILLIONS VIANA MENESES
Externo à Instituição - RICARDO ALEXANDRE ARCENCIO - USP