Banca de QUALIFICAÇÃO: HENIA RAMALHO DE MELO

DISCENTE: HENIA RAMALHO DE MELO

DATA: 01/10/2010

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM- Anfiteatro Lúcia Brandas

BIOSSEGURANÇA E A SAÚDE DO TRABALHADOR NA ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES EM TRATAMENTO ONCO-HEMATOLÓGICO

Biossegurança. Saúde do trabalhador. Oncologia. Hematologia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Educação Física

A biossegurança na atualidade está ancorada nas concepções sobre saúde e doença que vêm sendo construídas ao longo da história humana, logo nos últimos anos, vem possibilitando novos olhares sobre a temática, ressaltando que a biossegurança, nos dias atuais, é adotada em várias áreas da saúde, posto que a mesma seja um dos elementos essenciais para vigilância epidemiológica. Visto a importância de identificar a prática de biossegurança nos serviços de saúde para fomentar a questão em relação à saúde do trabalhador. Contudo poucos artigos investigam, o porquê dos profissionais não adotarem as medidas no momento de sua assistência aos pacientes, e quais os limites e obstáculos que levam ao não uso das normas de biossegurança por parte de alguns profissionais de saúde no seu cotidiano de trabalho. É a escassa a literatura que focaliza uma clientela predisposta às infecções, que são os pacientes em tratamento onco-hematólogico. OBJETIVOS: Analisar as possibilidades e limites da prática de biossegurança pelos trabalhadores em saúde aos pacientes em tratamento onco-hematológico, no hospital universitário. METODOLOGIA: A pesquisa é exploratória descritiva com abordagem qualitativa, utilizando-se o método de História oral temática, justifica-se pela possibilidade de analisar as percepções dos profissionais de saúde frente às medidas de biossegurança. A análise das entrevistas será realizada de forma qualitativa com método da história oral temática que é um recurso moderno usado para elaboração de documentos, arquivamento e estudos referentes à experiência social de pessoas e de grupo. O estudo será realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Natal/RN, pertencente ao Complexo de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A população que será estudada são profissionais de saúde de diversas categorias, que trabalham nas enfermarias com pacientes internados para tratamento onco-hematológico, são eles: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas. As entrevistas serão realizadas nos três turnos de trabalho. Portanto se espera com a pesquisa, a investigação das causas para a não adoção das medidas de biossegurança pelos trabalhadores em saúde, especificamente os que têm atividades nas enfermarias com pacientes em tratamentos onco-hematológico, visando assim, contribuir para implementação das medidas de biossegurança, bem como corrigindo possíveis lacunas na área.

Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externo ao Programa - 1149531 - IRIS DO CEU CLARA COSTA
Interno - 2566534 - JACILEIDE GUIMARAES
Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS