Banca de QUALIFICAÇÃO: RAMON EVANGELISTA DOS ANJOS PAIVA

DISCENTE: RAMON EVANGELISTA DOS ANJOS PAIVA

DATA: 09/10/2009

LOCAL: Departamento de Enfermagem

O ACESSO DO SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO DE TUBERCULOSE À BACILOSCOPIA DE ESCARRO NA ATENÇÃO BÁSICA NA PERCEPÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

TUBERCULOSE,PERCEPÇÃO, AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

INTRODUÇÃO: A tuberculose vem desde muito tempo se apresentando na história da humanidade, e sempre foi destaque na saúde pública, como um problema que teria de ser resolvido (HIJJAR, 2005). O Brasil passou da 16ª para a 18ª posição no ranking dos 22 países com a mais alta carga da TB no mundo (high-burden countries -HBC). O coeficiente de incidência caiu de 50 para 48 casos por 100 mil habitantes no ano de 2006. O País ainda tem uma taxa de cura baixa, de 77%, enquanto a OMS preconiza 85% (OMS, 2009). O Plano de Controle da Tuberculose no Estado do Rio Grande do Norte foi implantado no ano 2000 tendo suas ações direcionadas aos municípios prioritários dos 167 municípios, sendo assim, a ESF cria vínculos com a comunidade, e dentre os profissionais que participam da ESF, o ACS é o que se destaca para manutenção e fortalecimento da conexão serviço de saúde e usuário. Assim, considerando a relevância do ACS na ESF, tomou-se esse ator como objeto principal da atual pesquisa, sendo relevante o seu olhar sobre o acesso a baciloscopia de escarro na Atenção Básica. Sendo o ACS, o responsável pela comunicação com o usuário, contribuindo de forma exponencial para o acesso ao exame de diagnóstico da TB. Diante do exposto, e por entender a importância da baciloscopia do escarro como método prioritário para a detecção dos casos de TB e do papel do ACS, que por constituir importante elo comunidade e serviços, possibilita a ampliação do acesso dos usuários aos serviços de saúde, propôs-se avaliar o acesso do sintomático respiratório de TB à baciloscopia de Escarro na atenção básica de Natal – RN. OBJETIVO:   Analisar o acesso do Sintomático respiratório de Tuberculose à baciloscopia de escarro na Atenção Básica na percepção do Agente Comunitário de Saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa. Será realizado um inquérito com os ACS do município de Natal/RN. O estudo foi desenvolvido no município, sob autorização de Natal/RN da Secretaria Municipal de Saúde. A amostragem seguiu a forma probabilística aleatória. O instrumento de coleta de dados consiste do questionário Primary care Assesment Toll, conhecido como PCAT. O PCAT contém questões correspondentes ao diagnóstico da tuberculose e a sua relação com a organização dos serviços de saúde. O projeto multicêntrico. O trabalho também foi encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisa – CEP da UFRN. Realizou-se um pré-teste com no município adjacente á Natal. Inicialmente realizou-se um contato prévio com o gerente ou diretor da UBS ou ESF, em que as equipes eram convidadas a participar do estudo. O pesquisador considerou níveis satisfatórios de acessibilidade quando o indicador apresentasse valor maior ou igual a 4, regulares abaixo de 4 e acima ou igual ao valor 3 e insatisfatórios se escores abaixo do valor 3. RESULTADOS PRELIMINARES: A amostra de ACS foi composta de 87% do sexo feminino. Quanto ao grau de formação se percebeu que 58% concluíram o ensino médio. Em relação ao tempo de exercício da profissão de ACS, tivemos uma média de 120 meses (IC 95% 111,9 – 129,5. Quanto a local pesquisado, foi verificado que 90% eram USF. A média encontrada de acompanhamento de casos foi de 2 casos de TB desde o início da carreira profissional do ACS e nos últimos três anos essa média se apresenta de 1 caso acompanhado. O Distrito sul se apresenta como o mais deficiente ao exame de baciloscopia de escarro. Mas, quando se trata de lugar específico para armazenagem da amostra o Distrito leste fica com a menor média. E todos os distritos se destacam por não entregarem pedidos de exames aos casos suspeitos de TB.

Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 338218 - CLELIA ALBINO SIMPSON