Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE MEIRELES CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELAINE MEIRELES CASTRO

DATA: 26/08/2010

HORA: 15:50

LOCAL: Departamento de Enfermagem

TÍTULO:

Prevenção de úlcera de pressão na UTI de um hospital privado em Natal/RN: capacidade preditiva da escala de braden e assistência da equipe de enfermagem.


PALAVRAS-CHAVES:

Úlcera de pressão; Unidade de terapia intensiva; Assistência de enfermagem


PÁGINAS: 35

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

RESUMO:

As úlceras de pressão (UP), denominadas também úlcera de decúbito, são definidas como lesões causadas uma pressão não aliviada, cisalhamento ou fricção ocasionando  comprometimento  do  aporte  sanguíneo  com  diminuição  ou interrupção da irrigação tissular, ocasionando oclusão de vasos e capilares, isquemia e morte  celular, podendo resultar em morte tecidual. Ocorre em qualquer parte do corpo, sendo freqüentemente localizada na região das proeminências ósseas. O presente estudo tem como objetivo a avaliação da capacidade preditiva da escala de Braden para o desenvolvimento de úlceras de pressão correlacionando com as medidas de prevenção adotadas pela equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento longitudinal do tipo painel, com abordagem quantitativa, a ser realizado em uma UTI de um hospital privado localizado em Natal/RN.  A coleta dos dados será realizada nos três turnos por meio de um formulário estruturado de observação e exame físico da pele dos pacientes buscando identificar a presença de UP e o risco destes pacientes segundo critério estabelecidos pela Escala de Braden, além da observação não participante e análise do prontuário para monitoramento da assistência prestada ao paciente do estudo. Os dados coletados serão transferidos para uma planilha do aplicativo Microsoft Excel 2007, para ser corrigido e, em seguida, exportado e analisado no programa Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 15.0 Windows. No programa, SPSS 15.0, realizaremos as análises descritivas com freqüências absolutas e relativas, média dos escores das variáveis e análise inferencial nos cruzamentos das variáveis, com nível de significância estatística de p-valor < 0,05, e na aplicação dos seguintes testes: Teste Qui-Quadrado - c2 em tabelas de contingências 2x2, utilizado para avaliar a capacidade preditiva da escala de Braden para o desenvolvimento de úlceras de pressão correlacionando com as medidas de prevenção adotadas pela equipe de enfermagem na UTI.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO
Interno - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo ao Programa - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Notícia cadastrada em: 16/08/2010 15:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao