Banca de QUALIFICAÇÃO: NEYSE PATRICIA DO NASCIMENTO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NEYSE PATRICIA DO NASCIMENTO MENDES

DATA: 24/11/2009

LOCAL: Departamento de Enfermagem

CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES

ENFERMEIROS,  SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM,   HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde

ÁREA: Enfermagem

A enfermagem como categoria profissional segue em busca da qualidade de sua assistência através de ruptura de modelos antigos de assistência, procurando romper com posturas enraizadas de representação dicotomizada, fragmentada. Neste contexto, encontramos uma enfermagem empenhada em trabalhar com autonomia, ciência própria do cuidar e resgatar a sua essência, dissociando do saber biomédico decorrentes de momentos históricos vislumbrados na sua gênese. Neste sentido, vem reconstruindo o processo de trabalho através de ferramenta científica utilizada na resolução de problemas científicos, que permitem a identificação, discussão da aplicação dos conhecimentos através das atividades práticas individualizadas em cinco etapas sendo elas: coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação, promovendo assim integração, enfermeiro-paciente-família, possibilitando uma assistência direcionada, individual e integral de maneira ordenada, confluindo para a sistematização da assistência de enfermagem. No entanto, para que se consiga a mudança de práticas e postura profissional, faz-se necessário a construção de conhecimento na área interessada e o estudo vem analisar o conhecimento dos enfermeiros sobres a Sistematização da Assistência de Enfermagem para investigar a realidade aplicada ao Hospital Universitário Onofre Lopes. O estudo torna-se de extrema relevância no cenário local e geral, pois entende-se que o hospital universitário compõe a rede de ensino superior e ser, ele, ímpar no processo de ensino  aprendizagem e na formação de profissionais da área de saúde e outras profissões oferecidas pela  UFRN, além de ser berço formador do profissional enfermeiro. Assim sendo, tem-se como objetivo geral analisar a influência do conhecimento dos enfermeiros sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A metodologia utilizada será de caráter quantitativo analítico. A pesquisa será realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que é um hospital geral, terciário, de alta complexidade e integrado ao Sistema Único de Saúde. A população será alvo onde comportará todos os enfermeiros ativos que trabalham nas unidades de internação do hospital, os critérios de inclusão serão, estar na escala mensal dos setores escolhidos, concordar em fazer parte do estudo voluntariamente; responder a entrevista e  o critério de exclusão será: estar de licença médica  durante a coleta de dados e não aceitar participar das duas etapas da coleta de dados. Para coleta de dados será utilizada dois instrumentos estruturados que serão destinados para observação não participante e outro de entrevista. Nos resultados será utilizado o tratamento estatístico descritivo e inferencial: medidas de dispersão; desvio padrão, variância, teste de confiabilidade, como também teste de Pearson e Mann-Whitney U. Após resultado final pretendemos obter uma visão panorâmica  do conhecimento consistente e estruturado na situação real e atual dos enfermeiros do HUOL em relação a SAE,  e com o achado cientifico possamos embasar o projeto de implantação da SAE no HUOL, afim de melhorar a assistência de enfermagem a comunidade norteriograndense, como também contribuir para o avanço da enfermagem brasileira.

Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Interno - 1578475 - FRANCIS SOLANGE VIEIRA TOURINHO