Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA PINHEIRO BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA PINHEIRO BARRETO
DATA : 21/01/2022

Construção e validação de um aplicativo móvel voltado para auxiliar o preenchimento correto das
fichas de notificação e investigação epidemiológica das arboviroses.

Infecções por Arbovírus; Desenvolvimento Tecnológico; Notificação de Doenças; Educação em Saúde; Estudos de Validação.

A circulação concomitante dos vírus da dengue, chikungunya e zika no Brasil, tem deixado a saúde pública do país em estado de alerta. A ocorrência simultânea dessas arboviroses se dá, pois, sua transmissão ocorre pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, o qual mantém elevados índices de infestação em todo território nacional e sobremaneira em regiões mais quentes. As arboviroses tornaram-se importantes ameaças em regiões temperadas e tropicais, devido a desmatamentos, mudanças climáticas, precariedade das condições sanitárias da população e ocupação desordenada de áreas urbanas, o que contribui para a emergência e reemergência destas doenças. Referente a isto, as arboviroses são consideradas de notificação compulsória. portanto, todo o caso suspeito ou confirmado deve ser notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, para que, através das notificações dos casos sejam adotadas estratégias para reduzir a proliferação viral. Objetivou-se desenvolver um protótipo de aplicativo móvel para auxiliar o preenchimento correto das informações das fichas de notificação e investigação epidemiológica das arboviroses dengue, chikungunya e zika. Trata-se de uma pesquisa metodológica de desenvolvimento tecnológico. O estudo consistirá no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis para o preenchimento correto das fichas de notificação e investigação epidemiológica. O estudo será realizado em quatro etapas: a primeira consiste na construção do instrumento com as instruções para o preenchimento das fichas de notificação, a segunda será a validação do instrumento com orientações sobre o correto preenchimento, a terceira consistirá no desenvolvimento do aplicativo, a quarta será a validação. Para operacionalizar a validação, será utilizada a técnica Delphi. A análise do instrumento levará em consideração os critérios de clareza de linguagem, pertinência prática, relevância teórica e dimensão teórica. A coleta de dados será iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os preceitos éticos serão seguidos, conforme a Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.

Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Externo à Instituição - DANIEL GUILLÉN MARTÍNEZ