Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANE MONICK DE SOUZA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THATIANE MONICK DE SOUZA COSTA
DATA : 20/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

USO DA GLICOSE E REFLEXOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: ensaio clínico.


PALAVRAS-CHAVES:

Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Terapias Complementares. Dor. Reflexoterapia.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Introdução: recém-nascidos são expostos a uma gama de procedimentos dolorosos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, sendo necessárias medidas que aliviem a dor. O tratamento não farmacológico da dor busca redução dos estímulos agressivos do ambiente, prevenção de alterações fisiológicas e comportamentais gerando alento e diminuição do estresse. Objetivo: avaliar o uso da solução de glicose 25% e da reflexoterapia no alívio da dor de neonatos durante a punção arterial. Método: ensaio clínico randomizado controlado, constituído por três grupos: glicose 25%, reflexoterapia e controle. A amostra será probabilística, aleatória simples, composta por recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de uma maternidade escola em Natal, que apresentem indicação de punção arterial. Considerando tamanho de efeito de Cohen 0,40, poder do teste de 0,80 e nível de significância de 5%, tem-se uma amostra de 22 neonatos por grupo. Os critérios de inclusão da pesquisa são: recém-nascidos ≥ 32 semanas de gestação ou com peso >1500g e que tiverem o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) assinado pelos pais e/ou responsáveis. O instrumento de coleta está estruturado em três partes: dados da genitora; dados relativos ao nascimento e ao neonato; escala NIPS-Brasil. A pesquisa seguirá os preceitos éticos em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados coletados serão armazenados e processados em banco de dados informatizados por meio dos softwares Microsoft Office Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Presidente - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS
Interna - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA
Notícia cadastrada em: 06/09/2019 17:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao