Banca de DEFESA: MAYARA LIMA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYARA LIMA BARBOSA
DATA : 19/06/2019
LOCAL: Departamento de Enfermagem

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O ENSINO SOBRE SAÚDE PENITENCIÁRIA.

Prisões. Profissionais de saúde. Tecnologia da informação. Ensino

Este estudo apresenta como objetivo geral construir e validar um Objeto Virtual de Aprendizagempara apoiar o ensino sobre saúde penitenciária. Trata de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de junho/2017 a março/2019, cujas etapas seguiram o modelo propostos por Pasquali: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos. Os procedimentos teóricos compreenderam a identificação dos conteúdos que compuseram o Objeto Virtual de Aprendizagem, a partir da realização de entrevistas com os profissionais de saúde das Equipes de Atenção Básica Prisional e uma scoping review. Para a construção da hipermídia foi considerado o referencial de Pasquali para elaboração de conteúdo, a organização seguiu os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa e os conceitos do Design Instrucional (modelo ADDIE). Nos procedimentos empíricos realizou-se as etapas de validação de conteúdo, em que também foi adotado o referencial proposto por Pasquali, com o emprego da Técnica de Delphi. Esta etapa foi realizada com experts através de formulário eletrônico (Google forms), para a seleção dos juízes adotou-se os critérios de elegibilidade proposto por Fehring. Nos procedimentos analíticos procederam-se as análises referentes à concordância e ao Coeficiente de Validade de Conteúdo. A avaliação de usabilidade foi realizada com alunos de enfermagem, e utilizou-se a escala System UsabilityScale(SUS) e, de forma complementar, o Suitability Assessment of Materials, para mensurar a adequação do material educativo ao público-alvo. As determinações éticas presentes na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitadas, dessa forma, o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE 62825716.8.000.5537.Depreende-se a partir das entrevistas com os profissionais de saúde e dos resultados da revisão de escopo o processo de trabalho desenvolvido e as práticas assistenciais realizadas pela equipe de atenção básica prisional e a condição de saúde das pessoas privadas de liberdade. Estas informações resultaram na estruturação do Objeto Virtual de Aprendizagem em sete telas, a saber: apresentação, conceitos, aparatos legais, sistema penitenciário, processo de trabalho, publicações e disposições finais/créditos. As telas apresentaram informações referentes ao seu tema, texto interativo, sugestão de leitura para aprofundamento e exercício. Após a construção, sucedeu-se a validação de conteúdo, em que participaram na primeira e na segunda rodadas 11 e 8 juízes, respectivamente. Após a primeira rodada de Delphi, oObjeto Virtual foi reformulado e submetido a Delphi 2, em que a concordância foi de 97,6% e Coeficiente de Validade de Conteúdoigual a 1. Neste estudo, a avaliação de usabilidade com a System Usability Scale obteve média de 82,9 e Suitability Assessment of Materials de 88,36%. O Objeto Virtual de Aprendizagem – Saúde penitenciária teve seu conteúdo validado e a avaliação de usabilidade foi satisfatória. Nesse sentindo, a futura disponibilização do material educacional poderá fomentar e contribuir para o ensino da saúde penitenciária entre os alunos da área da saúde.

Externo à Instituição - ANA LUISA PETERSEN COGO - UFRGS
Externa à Instituição - GABRIELA MARIA CAVALCANTI COSTA - UEPB