Banca de DEFESA: RAFAELLA GUILHERME GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELLA GUILHERME GONÇALVES
DATA : 20/12/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Formação do Enfermeiro em Cuidados Paliativos no Estado do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Cuidados Paliativos. Formação Profissional. Enfermagem. Instituições de Ensino Superior. Ensino.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população brasileira,  ocorrem num contexto no qual, destacam-se as condições e doenças crônicas degenerativas, com demandas por cuidados paliativos, fundamentais a qualidade de vida de pessoas e familiares que se vêem diante de doenças fatais ameaçadoras a continuidade da vida. Entende-se o enfermeiro como àquele que assiste o paciente de forma integral nas dimensões física, psicológica, social e espiritual, e atua como elo entre o paciente, família e equipe de saúde, com maior efetividade para realizar as práticas de cuidados. Contudo, percebe-se que enfermeiros e graduandos, referem-se pouco capacitados para lidar com pacientes em cuidados paliativos. O objetivo desse estudo é analisar o ensino dos cuidados paliativos na formação do enfermeiro em instituições de ensino superior. Estudo do tipo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. O local de estudo são as instituições públicas e privadas, de ensino superior, do Estado do Rio Grande do Norte, reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura. Participaram do estudo 11 coordenadores de Cursos de Graduação em enfermagem, e 10 projetos pedagógicos fornecidos. Os procedimentos de coleta de dados incluíram na 1ª etapa, uma entrevista semiestruturada com roteiro sobre o ensino de cuidados paliativos na formação do enfermeiro, além da caracterização sociodemográfica e de formação dos participantes e instituições; a 2ª etapa correspondeu à leitura e análise descritiva dos projetos das instituições investigadas. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática de Bardin com adaptação de Minayo, para os resultados das entrevistas, e análise descritiva para os demais resultados. Como referencial teórico, fez-se uso da teoria da complexidade de Morin, das políticas educacionais e dos projetos pedagógicos.  O estudo obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com CAAE n° 91830118.7.0000.5537. Entre os resultados, observou-se haver fragilidades relacionadas à inclusão e abordagem dos cuidados paliativos no ensino de enfermagem, tanto nas instituições públicas, quanto nas instituições privadas; além disso, há uma ausência desses conteúdos como disciplina obrigatória ou mesmo eletiva. Nesse aspecto, identificou-se uma urgência considerável à inserção do componente em cuidados paliativos, nos currículos atuais de formação do profissional enfermeiro. Percebeu-se ainda, um forte apelo à tese de que a enfermagem do contexto desse estudo apresenta lacunas no ensino dos cuidados paliativos. Considera-se ser urgente uma reflexão quanto à formação do enfermeiro em cuidados paliativos, por parte dos gestores dos cursos de graduação em enfermagem, de maneira a contemplar tanto o perfil de saúde da população, ora centrado nas condições e doenças crônicas degenerativas, quanto à necessidade de melhor capacitação dos profissionais, que se revela como um desafio para o enfermeiro, por tratar-se de uma nova demanda de cuidado nesse contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Interno - 2613771 - LUCIANE PAULA BATISTA ARAUJO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3055823 - ANA ANGELICA REGO DE QUEIROZ
Externo à Instituição - FABÍOLA DE ARAÚJO LEITE MEDEIROS - UEPB
Notícia cadastrada em: 14/11/2018 16:42
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