Banca de DEFESA: DÉBORAH RAQUEL CARVALHO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DÉBORAH RAQUEL CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA : 20/12/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Educação permanente como estratégia para a consulta de enfermagem ao paciente com tuberculose na Atenção Primária à Saúde


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermagem; Processos de Enfermagem; Educação Permanente; Atenção Primária à Saúde; Tuberculose.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este estudo teve por objetivo desenvolver e validar o conteúdo de uma proposta de educação permanente para a consulta de enfermagem ao paciente com Tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo metodológico, de abordagem qualitativa, desenvolvido no Município de Parnamirim, com enfermeiros da Atenção Primária. O estudo ocorreu em duas etapas: na primeira, os enfermeiros, por meio de grupos focais, foram submetidos ao diagnóstico situacional sobre seu contexto de consulta ao paciente com Tuberculose, para um estranhamento da realidade; na segunda etapa ocorreu o desenvolvimento de uma proposta de educação permanente sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem na consulta ao paciente com Tuberculose e posterior validação de conteúdo, por grupo de especialistas. A escolha dos enfermeiros ocorreu por amostragem convencional tendo, para a distribuição, a eleição de profissionais que representassem o maior número de bairros do município. A construção da proposta de educação permanente foi feita pelos pesquisadores principais, mediante resultados obtidos a partir dos dados e apontamentos que surgiram na etapa de grupos focais com os profissionais da Atenção Primária. A etapa de validação ocorreu de forma qualitativa, com a técnica de grupo focal, a partir da reunião de especialistas escolhidos ante critérios previamente estabelecidos: doutores, professores, envolvidos com áreas de interesse do estudo: Sistematização da Assistência de Enfermagem, Atenção ao paciente com Tuberculose, Educação, Atenção Primária à Saúde. Em todas as etapas, os grupos focais foram conduzidos por entrevistas semiestruturadas, gravados por voz e mediados pelo pesquisador, com o apoio do observador. Após todas as etapas, as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através do método de análise de conteúdo de Bardin, com técnica de análise temática/categorial, seguindo, para isso, as etapas de pré-análise, exploração do material e codificação, tratamento dos resultados e interpretação.
Na etapa de estranhamento da realidade, os dados oriundos dos grupos focais com os enfermeiros levaram ao surgimento de cinco temáticas: 1. Contexto de ações de controle da Tuberculose na Atenção Primária à Saúde; 2. Estigmas relacionados ao adoecimento por Tuberculose; 3. Ações desenvolvidas nas consultas de Enfermagem ao paciente com Tuberculose; 4. Percepções sobre o Processo de Enfermagem nas consultas ao paciente com Tuberculose; 5. Estratégias para operacionalização do processo de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. A proposta de educação permanente foi construída a partir dos dados emergidos nos grupos focais, bem como literatura pertinente e conceitos sobre educação permanente de Paulo Freire. A validação qualitativa do conteúdo aconteceu com encontros de grupos de especialistas para avaliação da proposta e validação. O projeto de pesquisa foi elaborado com respeito aos aspectos éticos que regem a Resolução 466/2012, sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Foi encaminhado ao Sistema on-line da Plataforma Brasil, para iniciar a apreciação ética, passando, antes disso, pela autorização do Município por meio da emissão de um termo de anuência. O estudo se torna relevante à medida que através de uma tecnologia educacional validada para promover educação permanente dos enfermeiros pode promover maior embasamento profissional em gerenciar suas ações no cuidado ao paciente com tuberculose, assim como gerar como produto uma tecnologia assistencial que promova maior emancipação profissional no processo de cuidar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo ao Programa - 3221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN
Externo à Instituição - KALYANE KELLY DUARTE DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 09/11/2018 16:10
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