Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLA DE CASTRO MARCOLINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUELLA DE CASTRO MARCOLINO
DATA : 07/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA NA PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO: uma abordagem em rede ou caminhos desviados?


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermeiras e enfermeiros; Prática profissional; Violência; Criança; Adolescente.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Crianças e adolescentes compreendem grupos vulneráveis, o que os tornam alvo de variados tipos de violências (autoprovocada, interpessoal e coletiva) e de natureza diversa (física, psicológica, sexual, negligência/abandono). Os enfermeiros se deparam com tais situações cotidianamente em serviços de saúde inseridos nos três níveis de complexidade de assistência. Objetiva-se analisar o manejo e a abordagem a crianças e adolescentes em situação de violência pelo enfermeiro(a) nos três níveis de atenção à saúde. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, a ser realizado no município de Campina Grande, Paraíba, em serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária que assistem a crianças e adolescentes em situação de violência. A amostra do estudo será composta por enfermeiros que atuam nos três níveis de atenção à saúde: na atenção primária, os enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família; na atenção secundária, os enfermeiros que atuam no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente nos setores de acolhimento, sala vermelha e enfermaria pediátrica; na atenção terciária, os enfermeiros do acolhimento, sala vermelha, observação pediátrica, enfermaria pediátrica e uti pediátrica do Hospital de Trauma de Campina Grande. A coleta de dados ocorrerá por meio de formulário sociodemográfico e entrevistas individuais semiestruturadas gravadas e transcritas. Os dados coletados serão analisados pelo software Iramuteq por meio da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de palavras. Este estudo foi aprovado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte pelo CAEE: 80006417.2.0000.5537 e seguiu a Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados parciais revelam que a abordagem do enfermeiro no serviço de saúde de alta complexidade a vítimas encontra-se direcionada aos aspectos assistenciais diretos com foco nas ações de acolher e inspecionar a vítima; bem como, acionar e encaminhar, especialmente, ao serviço social e a psicologia como mecanismo de apoio a abordagem às vítimas de violências.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347027 - EULALIA MARIA CHAVES MAIA
Presidente - 396864 - FRANCISCO ARNOLDO NUNES DE MIRANDA
Externo à Instituição - FRANCISCO DE SALES CLEMENTINO - UFCG
Interno - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Externo à Instituição - RAFAELLA QUEIROGA SOUTO - UFPB
Notícia cadastrada em: 09/11/2018 15:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao