Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA VALESKA HERCULANO LIMA

DISCENTE : JÉSSICA VALESKA HERCULANO LIMA
DATA : 06/09/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

AVALIAÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM SOBRE O PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO PARA ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Pré-Natal; Vigilância em Saúde; Consulta de Enfermagem; Educação em Enfermagem.

O pré-natal é um momento de mudanças intensas no corpo e na mente das gestantes que passam por diversas descobertas e aprendizados, o que dá ao enfermeiro a oportunidade de realizar uma abordagem holística em sua atuação no cuidado à saúde dessas pacientes. A avaliação no ensino nesta área de conhecimento e atuação do enfermeiro precisa ser realizada para que os fatores dificultadores do aprendizado sejam identificados e solucionados, com vistas a estimular os alunos a expandir os conhecimentos e habilidades nas consultas de pré-natal. Assim, o presente estudo foi motivado pela percepção de que há lacunas de pesquisa avaliativa no campo educacional, relacionadas a formação do enfermeiro para a consulta no pré-natal de baixo risco. Esta pesquisa propõe avaliar o conhecimento e a habilidade dos alunos de  graduação em enfermagem para as consultas do pré-natal de baixo risco. Tratar-se de um estudo de avaliação normativa, de caráter transversal com dados qualitativos e quantitativos, ou métodos mistos. Será realizada no Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do campus Central localizado em Natal/RN, com aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN por numero 2.698.375. A população será composta por estudantes regularmente matriculados no 7° e 8° período, cadastrados nas disciplinas: Atenção Integral à Saúde III e Estágio Supervisionado I: o processo de trabalho do enfermeirando na atenção básica de saúde. A coleta de dados se dará em dois momentos por meio de um questionário que contem as variáveis relacionadas ao pré-natal de baixo risco e o segundo momento será aplicada a técnica do grupo focal. Na análise dos dados serão comparados os dois momentos do ensino/aprendizagem, relativo aos dois períodos do curso elegidos para investigação e os dados serão analisados com base nos documentos normativos relativos à consulta pré-natal. Espera-se que esse estudo por meio da pesquisa avaliativa detecte as habilidades e competências desenvolvidas no ensino/aprendizagem de alunos da graduação em enfermagem frente a atuação na serviço de pré-natal de baixo risco, na atenção primária à saúde e que sirva como subsídio para a tomada de decisão mediante as possíveis inadequações encontradas.

Externo à Instituição - DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
Interno - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externo à Instituição - MARIA JACQUELINE ABRANTES GADELHA - SESAP
Presidente - 3168491 - NILBA LIMA DE SOUZA