Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO
DATA : 01/03/2018
LOCAL: Departamento de Enfermagem

FATORES ASSOCIADOS AO RETRANSPLANTE DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOÉTICAS: UM ESTUDO CASO-CONTROLE.

Epidemiologia; Rejeição de Enxerto; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Transplante de Medula Óssea; Análise de Sobrevida.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os casos de retransplantes de células-tronco hematopoéticas realizados em pacientes previamente transplantados em um serviço de referência para este procedimento de alta complexidade no estado do Rio Grande do Norte. O tratamento com células-tronco hematopoéticas tem proporcionado a descoberta de novas possibilidades terapêuticas, bem como a avaliação do potencial de diferenciação, a segurança e a eficácia dos procedimentos que as utilizam. Estudos que utilizaram as células progenitoras em seus experimentos encontraram respostas positivas para a promoção do reparo de diversos órgãos e tecidos. Tais células são utilizadas no Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH), caracterizado pela enxertia endovenosa de Células Progenitoras Hematopoéticas (CPH) com o objetivo de corrigir uma falha quantitativa ou qualitativa da medula óssea. O TCTH é indicado para o tratamento de doenças hematológicas malignas e não malignas, nos casos de imunodeficiências, nos erros inatos de metabolismo, em tumores sólidos, além de doenças autoimunes. As CPH utilizadas podem ser coletadas de medula óssea, sangue periférico ou sangue de cordão umbilical e placentário. De acordo com dados do Registro Brasileiro de Transplantes, em 2015 foram registrados 2.137 TCTH no Brasil, dos quais 359 ocorreram na região Nordeste, com 46 destes realizados no estado do Rio Grande do Norte (RN). Para o sucesso do TCTH é fundamental que as células infundidas proliferem no receptor permanentemente para evitar a rejeição e que o novo sistema imunológico recebido do doador tolere os tecidos do receptor a fim de evitar infecções, Doença do Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) e outras morbidades, que podem ser graves e fatais. Além disso, o sistema imunológico dever estar em funcionamento adequado e deve-se considerar também o estádio da doença, suas complicações, comorbidades no momento do transplante e a assistência à saúde durante todo o processo. Quanto ao insucesso, este possui relação direta com o procedimento, representado pela toxicidade do regime de condicionamento, DECH aguda ou crônica e a recaída, a qual ocorre em 20% dos pacientes. Para fins desse estudo, será considerado como insucesso a condição na qual o TCTH realizado tenha sido incapaz de se estabelecer no paciente que o recebeu e solucionar a falha medular inicial e que tenha requerido o retransplante como condição terapêutica. Nesse contexto, o presente estudo objetiva analisar os fatores associados ao insucesso dos TCTH em pacientes submetidos ao retransplante em um serviço de referência no estado do Rio Grande do Norte entre os anos de 2008 a 2017. O estudo se constituirá em uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo caso-controle, descritivo e analítico. Os dados serão coletados de fontes secundárias, dos prontuários dos pacientes atendidos pelo serviço em estudo e serão analisados de forma a verificar associação entre as variáveis clínicas e sociodemográficas com a realização do retransplante de células-tronco hematopoéticas entre pacientes submetidos ao TCTH. Para cálculo da probabilidade de associação entre as características analisadas e o sexo serão utilizados o teste do Qui-quadrado de tendência, o teste de Fisher e o teste Mann Whitney entre outros, de acordo com cada caso. Análises bivariada e multivariada serão utilizadas para avaliar a associação entre as variáveis selecionadas e estimar a magnitude da razão de chances (Odds Ratio), respectivamente. Para a análise bivariada será utilizado o teste t de Student para amostras independentes, assim como o teste de Mann Whitney U e o teste de Qui-quadrado, e para a análise multivariada será utilizada a regressão logística, por meio do Statistic Package for Social Sciences (SPSS®) versão 22.0. O nível de significância a ser adotado será de 0,05. O Protocolo desta Pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisas (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e encontra-se em apreciação ética.

Interno - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Presidente - 1352508 - MARCOS ANTONIO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 09/02/2018 07:57