Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA RAQUEL CORTÊS NELSON

DISCENTE : ANA RAQUEL CORTÊS NELSON
DATA : 19/12/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

ACURÁCIA DOS INDICADORES CLÍNICOS DO DIAGNÓSTICO MOBILIDADE FÍSICA PREJUDICADA EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA CARDÍACA

Enfermagem, Diagnóstico de enfermagem, Mobilidade física prejudicada.

A finalidade deste estudo é avaliar a acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico mobilidade física prejudicada em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca com base na taxonomia I da NANDA-Internacional. Portanto, o objeto de estudo é o diagnóstico de enfermagem mobilidade física prejudicada em pacientes em pós operatório de cirurgia cardíaca. Trata-se de um estudo de acurácia diagnóstica. , do tipo transversal e observacional, com abordagem quantitativa. Será desenvolvido no Hospital Universitário Onofre Lopes, com uma amostra de 78 pacientes em pós operatório mediato de cirurgia cardíaca. A Coleta será iniciada entre fevereiro e maio de 2018. Os dados serão obtidos por fonte primária diretamente com os pacientes, mediante entrevista e exame físico e por consulta dos prontuários médicos. A acurácia dos indicadores clínicos do diagnóstico mobilidade física prejudicada se dará a partir da análise de classe latente. Os dados serão organizados em tabelas ou quadros, analisados segundo estatística descritiva e inferencial e discutidos de acordo com a literatura pertinente. O projeto de pesquisa será apreciado pela Comissão de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, respeitando-se a normatização da Resolução Nº 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Os sujeitos envolvidos, em ambas as etapas, serão convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Interno - 1675334 - ANA LUISA BRANDAO DE CARVALHO LIRA
Presidente - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo ao Programa - 1221432 - CAROLINE EVELIN NASCIMENTO KLUCZYNIK VIEIRA
Externo à Instituição - NIRLA GOMES GUEDES - UFC