Banca de DEFESA: ANA ELISA PEREIRA CHAVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA ELISA PEREIRA CHAVES
DATA : 15/12/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

O Ensino da Atenção à Hanseníase em Cursos de Graduação em Enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Hanseníase. Educação em Enfermagem. Avaliação Educacional.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

A hanseníase é um grande problema de saúde pública no Brasil. O  controle da doença é realizado no Sistema Único de Saúde, tendo as Unidades Básicas, como espaço prioritário para realização das ações de controle, e as Instituições de Ensino Superior, como órgãos responsáveis pelo ensino da hanseníase aos futuros profissionais da área da saúde. Diante disso, esse estudo objetiva identificar as abordagens do ensino da atenção à hanseníase através dos planos de ensino e discutir as possibilidades e limites relacionados as abordagens do ensino da atenção à hanseníase em Curso de Graduação em Enfermagem (CGE) na perspectiva de docentes. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza quanti-qualitativa. Foi empregado também a pesquisa documental, utilizando-se os planos de ensino. A pesquisa foi realizada em CGE localizados no estado da Paraíba. Participaram do estudo 21 docentes. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2016, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAAE: 57947916.4.0000.5537. Foi utilizado um roteiro para levantamento dos planos de ensino e um roteiro de entrevista aplicado aos docentes. Após o levantamento dos dados dos planos de ensino, os mesmos foram agrupados em quadros, e analisados à luz da literatura pertinente ao tema investigado. A análise do material empírico foi realizada por meio do software IRAMUTEQ. Verificou-se nos planos de ensino que existe um número reduzidos de componentes curriculares que abordam a hanseníase; o estudo da hanseníase é realizado na maioria dos CGE a partir do ciclo profissional; os conteúdos abordados não priorizam a promoção e vigilância em saúde, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem, não tem sido uma prioridade nos CGE. Nos discursos dos docentes, através da análise do software IRAMUTEQ, a classificação hierárquica das entrevistas referentes às possibilidades, produziram as seguintes classes: A hanseníase é um problema de saúde pública; utilização de novos métodos de ensino; realização de aulas teóricas e práticas; competência profissional para atuar no controle da hanseníase; oportunidade do ensino na rede de atenção à saúde; a importância da educação em saúde e o enfermeiro no controle da hanseníase. Quanto aos limites do ensino, foram evidenciadas as seguintes classes: reduzido número de casos de hanseníase na Atenção Básica; carga horária de aula reduzida; falta de prioridade em ações educativas sobre hanseníase na Atenção Básica; doença relacionada ao preconceito e estigma; insegurança dos profissionais da Atenção Básica no diagnóstico da hanseníase, e falta de apoio dos gestores na descentralização das ações de controle da hanseníase. Diante dos resultados encontrados, faz-se necessário que os CGE cumpram sua missão de trabalhar em função de uma formação profissional que valorize a promoção da saúde e vigilância da doença, com vistas a contribuir com a eliminação da hanseníase e à melhoria da qualidade de vida das pessoas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Externo à Instituição - FRANCISCA PATRÍCIA BARRETO DE CARVALHO - UERN
Externo à Instituição - FRANCISCO DE SALES CLEMENTINO - UFCG
Externo ao Programa - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Presidente - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 17/11/2017 16:34
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