Banca de DEFESA: MANUELA PINTO TIBURCIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MANUELA PINTO TIBURCIO
DATA : 07/12/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROCESSO TRANSFUSIONAL

Educação continuada; Hospitais de ensino; Enfermagem; Estudos de validação; Conhecimento; Transfusão de sangue.

A educação continuada nos serviços de enfermagem norteando as práticas transfusionais contribui sobremaneira para a redução de eventos decorrentes de erros e complicações. Os conhecimentos devem ser oferecidos aos profissionais de enfermagem de maneira que eles possam compreender a significância e o impacto da aprendizagem em sua prática profissional. Para isso, lançar mão de metodologias ativas, como a simulação realística, pode ser uma alternativa a fim de tornar o processo mais interativo e eficiente. O objetivo do estudo é avaliar a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem na aquisição de conhecimentos no processo transfusional para profissionais de enfermagem. Estudo quase experimental do tipo antes e depois realizado nos hospitais pertencentes ao complexo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Hospital Universitário Onofre Lopes-HUOL, Maternidade Escola Januário Cicco e Hospital Ana Bezerra), em quatro etapas: 1) construção e validação do instrumento de avaliação do conhecimento sobre o processo transfusional junto aos juízes da pesquisa; 2) elaboração do roteiro de simulação realística e organização dos cenários; 3) avaliação do conhecimento dos profissionais antes e após a simulação realística; 4) avaliação da satisfação dos profissionais de enfermagem frente a estratégia de ensino simulação realística. Foi apreciado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUOL, com CAAE 58511516.0.0000.5292. Para análise dos dados, realizou-se análises descritivas e inferenciais, adotando nível de significância estatística de p-valor < 0,05. O questionário do conhecimento elaborado, composto por dez questões de múltipla escolha, apresentou evidências de validade satisfatória (IVC – 0,95; Kappa - 0,83). Participaram da intervenção educativa 202 profissionais de enfermagem, sendo verificado que aprendizagem cognitiva aumentou significativamente após a realização da simulação realística. A melhoria do conhecimento entre o pré e o pós-teste ficou evidenciada em todas as questões e nas etapas do processo, mas principalmente nas que tratavam sobre o tempo máximo de infusão, o armazenamento e manuseio dos hemocomponentes e classificação das reações transfusionais imediatas e tardias. De modo geral, o nível de satisfação dos participantes com a metodologia de ensino foi muito bom, na medida em que a estratégia ajudou no seu aprendizado e contribuiu para o ensino de conhecimentos e habilidades, sendo considerada interessante e útil pela grande maioria deles. Espera-se que o estudo tenha contribuído para destacar a importância de se pensar a metodologia da simulação realística enquanto estratégia aplicável a ações de educação em saúde, desde cursos técnicos, graduação até o treinamento dos profissionais que se encontram em exercício na área da saúde.

Externo ao Programa - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Presidente - 1161810 - GILSON DE VASCONCELOS TORRES
Interno - 2882013 - ISABELLE KATHERINNE FERNANDES COSTA ASSUNCAO
Externo à Instituição - RENATA SILVA SANTOS - ESTACIO