Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORAH DINORAH SA MORORO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORAH DINORAH SA MORORO
DATA : 02/05/2017
LOCAL: Departamento de enfermagem

A GESTÃO DO CUIDADO DO ENFERMEIRO EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIA

Cuidado, Enfermagem, Criança.

A criança com doença crônica necessita de um olhar global e da oferta de um processo de cuidado contínuo. Por isso é preciso haver uma gestão de cuidado em saúde, fundamentado no princípio da integralidade, mediante articulação e interlocução entre os profissionais, os serviços de uma mesma unidade e os níveis de atenção que compõem a rede de atenção à saúde, exigindo uma reorganização do processo de trabalho dos profissionais de saúde. E a inserção do profissional enfermeiro como coordenador da equipe de enfermagem, ou como gestor do cuidado, é de fundamental importância. O objetivo desse estudo é analisar a dimensão organizacional da gestão do cuidado à criança com doença crônica, o seu processo assistencial e articulação com a rede de atenção à saúde, desenvolvidos pelo enfermeiro de unidade pediátrica de um hospital universitário. Trata-se de um estudo descritivo e analítico de abordagem qualitativa, que através dos princípios da etnografia como referencial metodológico de análise, pretende relacionar a cultura institucional e sua a dimensão organizacional, na gestão do cuidado em saúde à criança com doença crônica. Será realizado em um Hospital Universitário de referência para o Estado do Rio Grande do Norte. A população do estudo inclui os profissionais da Unidade Especializada no atendimento a criança com doença crônica, em um total de 22, sendo eles: o coordenador geral da unidade pediátrica, a coordenadora de enfermagem, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutico, assistente social e médico. Serão incluídos também os acompanhantes de crianças internadas nessa unidade especializada. Para a coleta de dados serão utilizadas, a técnica da observação participante, o diário de campo, a análise documental e a entrevista semi-estruturada e ocorrerá no período de junho a setembro de 2017.  Os resultados obtidos serão analisados por meio da análise de conteúdo com base em Bardin. Alguns resultados iniciais, afirmam que a liderança e à tomada de decisão são componentes essenciais para a gestão do enfermeiro no cuidado a criança com doença crônica. O que leva a necessidade do profissional enfermeiro adquirir algumas habilidades, primordiais ao seu êxito, entre elas, considera-se a comunicação e a capacidade de identificar problemas, como uma base fundamental imprescindível no exercício da liderança, de maneira que possa auxiliar na busca de soluções e selecionar a melhor alternativa para alcançar os objetivos de quem toma a decisão. Conclui-se ser necessário investir-se no componente de gestão, durante todo o processo de formação profissional com vistas a aquisição de habilidades como, a liderança, o trabalho em equipe, a comunicação, relacionamento interpessoal, tomada de decisão, planejamento e organização.

Interno - 347971 - BERTHA CRUZ ENDERS
Externo à Instituição - CLAUDIA SANTOS MARTINIANO SOUSA - UEPB
Presidente - 347635 - REJANE MARIA PAIVA DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 12/04/2017 11:38