Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSIKA WANESSA SOARES COSTA

DISCENTE : JÉSSIKA WANESSA SOARES COSTA
DATA : 07/02/2017
LOCAL: Departamento de Enfermagem

NÍVEIS DE ESTRESSE E OS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DOS DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Enfermagem; Estresse; Estudantes.

Este estudo tem como objetivo verificar os níveis de estresse e os impactos no comportamento alimentar dos discentes durante a graduação em Enfermagem. Trata-se de um estudo transversal, observacional, com abordagem quantitativa de tratamento e análise de dados. O estudo será realizado com 334 estudantes do curso de graduação, no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde, situado no Campus Universitário, em Natal, RN. Com a utilização dos seguintes instrumentos: Questionário para levantamento dos dados sociodemográficos, escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE) e Questionário Holandês do Comportamento Alimentar (QHCA). Pretende-se com este estudo atingir o universo da população de discentes matriculados do 1° ao 9° período da graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, matriculados no semestre de 2017.1. A seleção dos períodos justifica-se em função da realização do comparativo entre os níveis e impactos do estresse no comportamento alimentar dos discentes durante a graduação, nos períodos teóricos (1o ao 3° período) e os teórico-práticos (4° ao 9° período). Os resultados oriundos desta pesquisa poderão auxiliar no desenvolvimento de ações que minimizem os impactos da vida acadêmica, tendo em vista a extrema importância de reconhecer os aspectos vivenciados pelos discente de enfermagem.

Externo ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO
Presidente - 2566257 - MILVA MARIA FIGUEIREDO DE MARTINO