Banca de DEFESA: ALINE DANNYELE SOUZA DE OLIVEIRA

DISCENTE : ALINE DANNYELE SOUZA DE OLIVEIRA
DATA : 20/12/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Avaliação da capacidade de trabalho; Enfermeiros; Hospital.

A capacidade para o trabalho compreende o bem-estar no desempenho das atividades laborais e está relacionado às demandas físicas, emocionais e mentais decorrentes do trabalho. Os enfermeiros, no desempenho de atividades no âmbito hospitalar, estão expostos ao comprometimento de sua capacidade laboral em virtude da complexidade e volume de atividades desenvolvidas em um ambiente insalubre tanto no sentido material como subjetivo. Neste sentido, este estudo coloca-se na temática de saúde do trabalhador, em particular na saúde da equipe de enfermagem da rede hospitalar e tem como objetivo avaliar a Capacidade para o Trabalho dos enfermeiros de um hospital universitário. Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa, envolvendo 135 enfermeiros do Hospital Universitário Onofre Lopes, realizado mediante parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob o número 1.845.951/16, atendendo ao que rege a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisa com seres humanos. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2016, utilizando-se enquanto instrumento de coleta de dados um questionário contendo duas etapas, uma com dados gerais do entrevistado e outra na versão brasileira do índice de capacidade para o trabalho elaborado pelo Instituto de Saúde Ocupacional da Finlândia; traduzido e adaptado por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Carlos. O banco de dados foi construído em formato EXCEL, versão 2010. Para realização das tabelas descritivas e aplicações de testes estatísticos (Teste de Alpha Cronbach’s e teste quiquadradro) utilizou-se o software Statistica SPSS, versão 20.0. Dentre os achados observou-se que entre a população de enfermeiros que participaram da pesquisa predominou adultos com até 40 anos de idade (88,15%), do sexo feminino (81,48%), casado (47,41%), com pós graduação (93,33%). Foi encontrado um escore médio do ICT de 40,24. A maioria dos enfermeiros dessa pesquisa obtiveram um ICT adequado (81,48%), com classificação boa ou ótima e apenas 18,52% obtiveram um ICT inadequado (baixo ou moderado). Apenas uma variável independente apresentou evidência de diferença estatística que foi a satisfação com o salário, outras características mostram-se tendenciosas como idade, formação e tempo de vínculo. Por ter atingindo com êxito os objetivos propostos pelo estudo, acredita-se que o mesmo possa ter contribuído com o aprofundamento das discussões sobre o Índice de Capacidade para o Trabalho, às questões relacionadas à saúde do trabalhador e por fim, do aprimoramento da utilização do instrumento.

Interno - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Interno - 1995800 - ERIKA SIMONE GALVAO PINTO
Externo ao Programa - 2696718 - JONAS SAMI ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOÃO BOSCO FILHO - UERN