Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS ROSENTAL GABRIEL LOPES

DATA : 01/12/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem da UFRN

VIVÊNCIA DE PAIS NO MÉTODO CANGURU

pai; prematuridade; método canguru; humanização; enfermagem neonatal.

O estudo objetiva compreender a vivência de pais no Método Canguru. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva em uma abordagem qualitativa, a ser desenvolvido na Maternidade Escola Januário Cicco – Rio Grande do Norte, Brasil. Participarão da pesquisa vinte pais, podendo este número variar para mais ou para menos, haja vista que a quantidade de participantes a ser considerada suficiente ocorrerá quando houver saturação dos dados. Serão utilizados como critérios de inclusão pais com idade igual ou superior a 18 anos e que estejam vivenciando o Método Canguru. A coleta de dados ocorrerá nos meses de março a agosto de 2017. Os dados serão coletados por meio de entrevista semi-estruturada mediante um roteiro constituído de duas partes: a primeira constará de questões sócio-demográficas, com vistas a caracterizar os participantes e a segunda constará de uma questão norteadora relativa ao objeto de estudo, conforme método da Teoria Fundamentada nos Dados. A análise dos resultados será fundamentada de acordo com os princípios do Interacionismo Simbólico (IS) e a discussão será respaldada pela literatura pertinente ao objeto de estudo. Neste sentido, foi realizada uma investigação preliminar do fenômeno, a partir de uma revisão integrativa sobre a temática que envolve o pai no método canguru. Os resultados apontaram que durante a vivência no Método Canguru, o pai exprime sentimentos diversos como alegria, medos e preocupações, além de dificuldades na realização do método com filho prematuro. Ademais, verificou-se que a equipe de saúde possui um papel ímpar para o sucesso do método com vistas à assistência humanizada ao recém-nascido prematuro no método canguru. Os estudos revelam sobre a importância de aprofundar o conhecimento sobre o pai que vivencia o método canguru, na superação dos obstáculos encontrados e no envolvimento dos profissionais de saúde para eficácia do método no intuito de minimizar sentimentos como dúvidas, medo, preocupações e o fortalecer os laços familiares.  Ressalta-se que a temática sobre a vivência dos pais método canguru, ainda é incipiente nas bases de dados consultadas. O projeto será submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa para fins de apreciação, conforme preceitos éticos da resolução Nº466/12 do Conselho Nacional de Saúde, concernente à pesquisa com seres humanos.

Presidente - 2344942 - JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Interno - 346795 - ROSINEIDE SANTANA DE BRITO
Externo ao Programa - 3533060 - FLAVIO CESAR BEZERRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/11/2016 10:52