Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANE ROCHA BOTARELI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANE ROCHA BOTARELI
DATA : 05/10/2016
LOCAL: Departamento de Enfermagem

VALIDAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM RISCO DE OLHO SECO EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Estudos de Validação, Processo de Enfermagem, Olho Seco, Cuidados Críticos, Enfermagem.

O estudo tem por objeto a validação do Diagnóstico de Enfermagem Risco de olho seco em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva, com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem e em seus respectivos Sistemas de Classificação. A validação deste diagnóstico demonstra potencial de inovação, sobretudo com relação a processos na medida em que observa a exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto à melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco para a garantia de boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. Ademais, visa aprimorar o processo de enfermagem e a acurácia no uso de suas taxonomias com vistas à detecção precoce do risco e prevenção de lesões. Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas de validação de Diagnósticos de Enfermagem segundo Lopes, Silva e Araújo (2012): análise de conceito e validação clínica. Para a primeira etapa utilizou-se o modelo de Walker e Avant adaptado e uma revisão integrativa segundo Whitemore e Knalf (2005), que possibilitou identificar os atributos do conceito do Diagnóstico de enfermagem “Risco de olho seco” e seus antecedentes com a construção das definições constitutivas e operacionais. A segunda etapa procedeu-se pela validação clínica dessas definições para o Diagnóstico em questão e foi realizada na UTI do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) através de um estudo de coorte subdividido nas seguintes etapas: 1. Realização de treinamento teórico-prático com carga horária de 40 horas e avaliação téorico-prática da equipe de coleta dados composta por membros do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica da UFRN, em setembro de 2015; 2. Estudo-piloto com 30 pacientes no período de novembro a dezembro de 2015; 3. Coleta de dados realizada no período de janeiro a julho de 2016. O instrumento de coleta de dados foi composto pelas seguintes variáveis: por dados sociodemográficos e clínicos; fatores de risco descritos na NANDA-I para o diagnóstico em questão; avaliação específica ocular do grau de exposição da superfície ocular (lagoftalmia), reflexo córneo-palpebral; número de reflexo de piscar por minuto; quemose, proptose, hemorragia conjuntival, presença e tipo de secreção ocular; avaliação geral do estado neurológico, hemodinâmico, respiratório e hídrico; dados laboratoriais; medicamentos em uso; e realização do Teste de Schirmer para mensuração quantitativa da volumetria filme lacrimal. Os critérios de inclusão foram: pacientes maiores de 18 anos, não ter olho seco na admissão na UTI, sem tratamento ocular instituído com medicamentos tópicos. Critérios de exclusão: menores de 18 anos, possuir olho seco na admissão, tempo de internação na UTI menor que 24 horas. Após atenção aos critérios de elegibilidade, a avaliação aconteceu diariamente durante um tempo de seguimento de até cinco dias, com avaliação final do desfecho pelos critérios estabelecidos e avaliados por dois diagnosticadores especializados no diagnóstico de enfermagem em tela. A amostra final foi composta por 71 pacientes, dos quais 132 foram excluídos pelos critérios elencados e 4 constaram como perdas no seguimento por recusa às avaliações subsequentes; 4. A análise descritiva utilizará frequências simples, média, mediana e desvio padrão. A incidência será calculada pelo número de casos novos em determinado período pelo número de pessoas expostas ao risco no mesmo período. As medidas de associação entre as variáveis de desfecho e preditoras serão calculadas pelo teste qui-quadrado, teste exato de Fisher. Para as variáveis quantitativas, utiliza-se o teste t-Student para amostras simétricas e o teste Wilcoxon-Mann-Whitney para amostras assimétricas na comparação entre os dois grupos. A simetria da amostra será verificada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. O nível de significância adotado será de 5%. A medida de associação entre exposição e desfecho a ser utilizada será o Risco Relativo. Ressalta-se que esta pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer 918.510 e CAAE: 36079814.6.0000.5537 em concordância com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, e nela foram observados e respeitados os preceitos bioéticos regidos por este ditame.

Presidente - 1552864 - ALLYNE FORTES VITOR
Externo à Instituição - ANA RAILKA DE SOUZA OLIVEIRA KUMAKURA - UNICAMP